O lutador de wrestling da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) Calebe Corrêa disputa, a partir de quarta-feira (28), o Pré-Olímpico da modalidade, em Acapulco, no México. O atleta da categoria -67kg (estilo greco-romano) briga por uma das duas vagas do continente nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Calebe já está na cidade mexicana, onde conquistou, na última quinta-feira (22), a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano, na categoria até 72kg. Antes disso, ele ficou dois meses em preparação na Europa, onde obteve o 5º lugar no Ranking Series 2024, em Zagreb, na Croácia, também na categoria até 72kg.
Disputar as competições antes do Pré-Olímpico em uma categoria acima da sua foi uma estratégia adotada pela comissão técnica da seleção brasileira para que ele não se desgastasse com a perda de peso e para evitar contusões antes da seletiva, explica o técnico da equipe de wrestling da Fupes, Tharin Polheim. “As expectativas são as melhores possíveis. Neste final de ciclo ele teve a oportunidade que os brasileiros nunca tiveram, de fazer uma preparação no exterior. Na categoria de cima, conquistou um bom resultado na Europa lutando contra os melhores do mundo e foi prata no Pan”, diz.
Calebe conquistou a vaga no Pré-Olímpico ao vencer o 3º Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling, em dezembro de 2023. Neste mesmo ano, ele representou o País nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile, e faturou para a cidade de Santos a medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, em São José dos Campos.