Digital Jazz

Até Breve, Mr. Tony Bennett

04/08/2023
Até Breve, Mr. Tony Bennett | Jornal da Orla

Um dos mais importantes cantores da história da nossa música nos deixou no último dia 21 de julho. O incrível cantor Tony Bennett faleceu aos 96 anos e deixa um legado de mais de 70 álbuns, inúmeras participações e mais de 20 prêmios Grammy. Surpreendendo a todos, esteve em plena atividade até 2021, apesar do seu diagnóstico de Alzheimer.

Seu último trabalho de 2021, “Love for Sale”, ao lado da cantora Lady Gaga, fez grande sucesso e sua última apresentação ao vivo, foi em agosto de 2021, com Lady Gaga no mítico Radio City Music Hall em Nova York, no show “One Last Time”.

Vale lembrar que Tony Bennet, em 2015, ao lado da mesma Lady Gaga, já havia conquistado o Grammy na categoria “Best Traditional Pop Vocal Album”, com o CD “Cheek To Cheek”, com músicas de George Gershwin, Cole Porter, Irving Berlin entre outros compositores importantes.

Sempre requentou com absoluta competência as principais paradas de sucesso em todo o mundo, seja com o Jazz ou com o repertório do cancioneiro popular americano

Nesta singela homenagem, destaco um disco muito especial que ele gravou em 2016 ao lado do pianista Bill Charlap, com 14 canções do premiado compositor americano Jerome Kern, que escreveu mais de 700 músicas e mais de 100 trilhas para filmes de Hollywood e espetáculos da Broadway. O disco rendeu à dupla o cobiçado prêmio Grammy 2016, curiosamente na categoria “Traditional Pop Vocal Album”.

O novaiorquino Bill Charlap é um pianista de Jazz consagrado e experiente, começou a tocar piano com apenas 3 anos de idade, se interessando primeiro pelo repertório clássico e somente anos mais tarde pelo Jazz. O disco, que é precioso e intimista do início ao fim, contou também com as participações muito especiais da esposa de Bill Charlap, a também pianista canadense Renee Rosnes, o contrabaixista Peter Washington e o baterista Kenny Washington, time de primeira.

Destaco os temas “All The Sings You Are”, “Pick Yourself Up”, “Long Ago And Far Away”, “The Song Is You”, “The Way You Look Tonight”, “Nobody Else But Me” e a faixa título “Look For The Silver Lining”.

Nossa reverência ao Sr. Anthony Dominick Benedetto, ou simplesmente Tony Bennett, que mais uma vez emplacou um disco incrível ao lado do pianista Bill Charlap, assim como já havia feito com o genial pianista Bill Evans, nos anos de 1975 e 1977, discos clássicos no formato piano e voz, que marcaram sua carreira.

Cantou até o final da sua vida em plena forma e com incrível disposição, demonstrando que a música lhe fez muito bem e que não existem limites quando fazemos o que verdadeiramente amamos Fica registrado, para as gerações mais novas, o belo exemplo deste grande artista, que uniu talento e simpatia em várias décadas de carreira, sempre com sucesso e obtendo admiração do público e da crítica especializada. Até breve Mr. Tony Bennet, absoluto e único!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.