Digital Jazz

Até Breve Leny Andrade

28/07/2023
Até Breve Leny Andrade | Jornal da Orla

A cantora Leny Andrade infelizmente nos deixou no último dia 24 de julho aos 80 anos. Simplesmente a maior, na mina modesta opinião. Alguns anos atrás, li algo que me marcou para sempre. Em um dos “flyers” de divulgação de seu show em São Paulo, realizado no Hotel Maksoud Plaza, no mítico “150 Night Club”, estava escrito: “Existem artistas estrelas e estrelas artistas. Leny Andrade é uma constelação de emoções”. Definição perfeita para esta cantora excepcional que tem a honra e o privilégio de levar a MPB e a Bossa Nova para todos os cantos do planeta, sempre cantando em português. É também considerada como a melhor cantora de Jazz do Brasil. Assino embaixo.

Sua vitoriosa carreira foi retratada de forma muito justa, num dos livros da Série Aplauso (que tem vários outros lançamentos), denominado “Alma Mía”, escrito pela jornalista Regina Ribas e editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Curiosamente, narrada pela própria Leny na primeira pessoa, a biografia vai mostrar muitas facetas de sua personalidade rica e interessante. Segundo a autora, o livro vai “revelar uma mulher verdadeira, intensa, independente e sem papas na língua, tal qual Leny é na vida real e nos palcos”. E, mais, “ela vai se revelando, mostrando a sua trajetória como intérprete, bem como sua evolução como ser humano”. Realmente a voz de Leny Andrade é um assunto muito sério. Que voz iluminada que ela tem, sem falar na sua interpretação, sempre muito envolvente e sentida. Pura emoção.

Então, vários são os motivos que nos levam a ler todas as 124 páginas do livro, que revelam que os 12 anos de estudo de piano clássico, foram fundamentais para a sua formação musical. Talvez por isso, precocemente, aos 15 anos, ela já cantava nos bailes da vida. E chegar ao famoso “Beco das Garrafas”, no auge da Bossa Nova, foi uma consequência natural. E depois vieram os shows nos melhores teatros e casas noturnas do Brasil e por todo o mundo.

Leny Andrade também previu que iria cantar pelo mundo inteiro. E não foi por acaso o grande sucesso e prestígio que alcançou nos Estados Unidos e no México, países onde ela morou por vários anos. E em vários dos seus shows estiveram na plateia aplaudindo de pé o seu raro talento, os cantores Tony Bennett, Paquito D’Rivera e Liza Minelli (sua grande amiga) entre tantos outros nomes importantes.

No livro você vai poder encontrar vários dos momentos importantes vividos por ela em mais de 50 anos de carreira. E você chegará à conclusão de que Leny Andrade é um verdadeiro patrimônio genuinamente nacional, que merece todo a nossa reverência e admiração. Justíssima homenagem a uma de nossas maiores cantoras. Até breve minha querida amiga Leny! Eterna reverência pela sua música e amizade! Sua voz permanecerá para sempre!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.