Santos

Artesãs transformam materiais reciclados e ajudam creche de Santos

19/06/2024
Divulgação PMS

Duas artesãs santistas estão fazendo a diferença nas feiras de artesanato e na comunidade local. Aparecida Assaoca, de 82 anos, e Léia Roso de Mattos, de 67 anos, desenvolveram técnicas criativas para produzir peças sustentáveis e ajudar a Creche Mundo Novo em Santos. Suas criações serão expostas na Vila ODS durante o Encontro das Cidades ODS, que ocorre no dia 21 de junho no bulevar da Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Santos.

Aparecida Assaoca, conhecida como Cidinha, transforma sacolas plásticas em bolsas e porta-níqueis. Utilizando crochê, ela corta as sacolas em tirinhas, que enrola em novelos para criar peças únicas e coloridas. “Levo até duas horas e meia para fazer uma bolsa, mas é minha paixão. Sempre que tenho um tempinho, estou fazendo crochê”, diz Cidinha, que começou a trabalhar com plásticos há sete anos para reduzir o lixo encontrado nas praias.

Léia Roso de Mattos restaura porta-retratos, quadros e outros objetos descartados, dando-lhes uma nova vida. “Sempre gostei de artesanato e ver essas coisas maravilhosas sendo jogadas fora por pequenos defeitos me motivou a restaurá-las. Hoje, minhas amigas me doam itens e eu me especializei em técnicas de restauro”, conta Léia.

Colaboração

As artesãs se conheceram no antigo Centro de Convivência do Idoso (Cecom), agora Vilas Criativas. Juntas, começaram a sensibilizar o público sobre a importância de não descartar lixo incorretamente. Ambas decidiram apoiar a Creche Mundo Novo, no Rádio Clube, destinando parte das vendas para ajudar a instituição que atende mais de 100 crianças de 0 a 4 anos.

Lidiane Macedo, coordenadora da Creche Mundo Novo, celebra o apoio das artesãs. “Elas ajudam muito no dia a dia da creche. O trabalho delas traz visibilidade e doações que possivelmente não chegariam até nós sem o esforço delas”, afirma.

Como Colaborar

Durante o Encontro das Cidades ODS, o Movimento ODS Santos 2030 arrecadará donativos para a Creche Mundo Novo. Os itens solicitados incluem arroz, feijão, macarrão, óleo, leite, bolachas, achocolatado, gelatina, papel higiênico, sabonete líquido, detergente, farinha de mandioca, farinha de trigo e molho de tomate. As doações podem ser deixadas na caixa ao lado da tenda das artesãs.

Encontro das Cidades ODS

O Encontro das Cidades ODS, realizado no dia 21 de junho das 9h às 19h, contará com três espaços abertos ao público no Centro Histórico de Santos. O evento oferecerá atividades sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Embora os ingressos para as atividades internas na Associação Comercial de Santos (ACS) estejam esgotados, os visitantes poderão participar das exposições culturais e de sustentabilidade no bulevar da Rua XV de Novembro.