Santos

Área Continental de Santos ganha wi-fi público e câmeras de segurança

06/06/2024
Raimundo Rosa/PMS
Equipamentos municipais de três bairros da Área Continental de Santos – Caruara, Monte Cabrão e Ilha Diana – passam a contar agora com internet e transmissão de dados com a mesma velocidade de conexão do que a do restante do Município, que passou de 10Mbps (megabits por segundo) para 1Gbps (gigabyte/segundo), graças à ampliação da conectividade desta importante região de Santos.
O avanço se dá graças aos recentes investimentos da Prefeitura com a instalação de torres de transmissão com rádios micro-ondas especiais, os mesmos usados por operadoras de telecomunicação. Com esses avanços, os moradores também passaram a ter acesso ao wi-fi público nas proximidades das antenas de retransmissão, além do monitoramento urbano integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO).
A Área Continental conta hoje com 16 câmeras de monitoramento ligadas ao CCO – 13 no Caruara, duas em Monte Cabrão e uma na Ilha Diana.
SAÚDE
Na Policlínica Caruara, a melhoria do sinal de internet resulta no aumento do número de atendimentos – média de 40 diários atualmente, segundo o gestor da unidade de Saúde, João Henrique Galera. “O paciente passa menos tempo aguardando para ser atendido. E o médico passa a ter acesso mais rápido ao prontuário do paciente”.
Também responsável pela unidade de Monte Cabrão, Galera explica que outro ganho foi observado pelos três agentes comunitários de saúde deste bairro que, com a melhoria no sinal enviado aos tablets, não enfrentam mais problemas de lentidão do sistema.
EDUCAÇÃO
Reter por mais tempo a atenção dos alunos foi o avanço observado pela professora Jaqueline Gabriel de Oliveira, da UME Judoca Ricardo Sampaio. Nas aulas que lecionou na manhã desta quarta-feira (22) usando uma lousa digital para os 19 alunos do 2ºB da unidade, ela notou maior atenção dos estudantes nas atividades de leitura, graças à interação propiciada pela lousa digital. “Ao espelhar livros e apostilas, vejo eles mais interessados e motivados em aprender”.
Quem concorda com a ‘tia’ Jaqueline é Isadora Pereira da Silva, 7. “Sinto mais vontade de aprender”. Sua colega de classe Isabela Sofia, 8, também diz que as aulas de Matemática ficaram mais atraentes.
Já Richard Jorge Sabino, 7, conta que gosta de escrever bastante na lousa digital.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ter um sinal de internet mais potente também é um ganho na área social, como explica o operador social Jorge Luiz Mendonça Martinez, um dos servidores do Núcleo Integrado de Assistência Social (Nias). “Antes, tínhamos dificuldade de entrar no sistema para fazer o cadastro único para os programas sociais. Com a velocidade aumentada, esse problema diminuiu”.
TURISMO
Presidente da Associação Turismo de Base Comunitária, a artesã Sandra Cristina Assumpção de Moraes, 56, passou a usar o wi-fi público. Ela costuma receber grupos de turistas e diz esse era um pedido antigo dos visitantes. “Era uma das primeiras perguntas que eles faziam. Queriam saber se tinha wi-fi”.
Para a dona de casa Aparecida Faustino Carneiro Salles, 59, o uso do wi-fi em área pública facilita o encontro com as amigas e o envio de mensagens para os familiares. “A gente também passa a se sentir mais segura com as câmeras de monitoramento”, diz a moradora.
IMPACTO
“Esta conexão permite aos bairros da Área Continental ter o mesmo grau de conectividade de internet da Área Insular, garantindo a lógica de cidade inteligente”, afirma o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz.
Prefeito regional da Área Continental, Beto Iglesias destaca que a melhoria da conectividade dos equipamentos municipais impacta diretamente na vida dos moradores. “É um pedido que ouvimos aqui desde 2019. Com melhor sinal de internet, as pessoas esperam por menos tempo na policlínica e promovemos, assim, a inclusão digital de nossos alunos nas escolas municipais. Já a disponibilização do wi-fi público passa a ser a porta de acesso para quem não conta com internet”.