
Setembro é inicio de um novo ciclo para o povo Guarani. Para esta etnia, o Arapyau, ano novo na língua nativa, é celebrado neste mês. Com isso, a festa segue até domingo (4/9), na Aldeia Rio Silveira, localizada na divisa entre Bertioga e São Sebastião. A entrada é aberta ao público, através de doação de alimentos ou contribuição em dinheiro, para os projetos da Aldeia.
A celebração conta todos os dias com a mesma programação, sempre das 9h às 17h. No local, os visitantes podem conhecer e acompanhar a cultura indígena mais de perto. A primeira parada será o ritual de abertura, com o batismo em agradecimento aos ancestrais indígenas.
Ao decorrer do dia, os visitantes podem assistir apresentações de canto e dança, arco e flecha, exposição e venda de artesanatos, além de experimentar a tradicional pintura corporal e alimentos da culinária Guarani. Quem participar também fará a caminhada pela trilha até a cachoeira.
À noite, o povo Guarani reza ao redor de uma grande fogueira para encerrar as atividades.
O Arapyau é uma tradição cultural Guarani, que acontece em setembro por ser considerado o mês de plantios, rituais de agradecimento e proteção. Além da tradição, o evento é uma porta de entrada para parcerias e um aumento na renda do povo originário com a venda dos artesanatos.
“Todo o ano tem o batismo, faz parte da nossa cultura e é uma das mais sagradas. Com a festa, além de selarmos um agradecimento a terra e aos ancestrais, também conquistamos mais ganhos para nosso dia a dia, ajuda bastante”, esclarece Sérgio Kaŕai, líder da Aldeia.
Para visitar é necessário entrar em contato com o Cacique Aldolfo Wera Mirim pelo número (11) 94231-7570 ou com Sérgio Kaŕai pelo telefone (12) 98882-0419.
Serviço: Entrada pela Avenida Guarani, 1000, Boraceia
Deixe um comentário