Santos

Aquário promove conversa sobre Outubro Rosa

25/10/2023
Carlos Nogueira

Gabriela Martinez

O bem-estar feminino e os cuidados femininos são essenciais para o bem estar da mulher, principalmente quando o assunto é o câncer de mama. Esse foi o foco do bate-papo Benefícios da aromaterapia e autocuidado para mulheres, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), no auditório do Aquário de Santos. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização e alerta para a doença.

Mariana Francisco, aromaterapeuta e coach em inteligência emocional, abriu uma roda de conversa com o público enfatizando  importância do autocuidado físico e mental. Filha de Gilze Francisco, referência na prevenção e ajuda a mulheres em tratamento oncológico e fundadora do Instituto Neomama (falecida em 2021), Mariana falou da experiência da mãe que passou por um tratamento há 25 anos e do legado que ela deixou.

“Sabemos que 90% dos casos têm chance de cura, mas, no mundo, 30% deles são descobertos em estágio avançado. É importante prevenir, que as mulheres fiquem atentas ao corpo, investiguem qualquer alteração da mama e estejam com os exames preventivos em dia”, orienta ela, que também, enfatizou a importância do autoconhecimento e de se desenvolver a inteligência emocional para cuidar da mente.

Logo em seguida, a consultora de bem-estar Lúcia Zuffo falou dos benefícios dos óleos essenciais na saúde e suas formas de utilização. “O ideal é que busquemos outras formas mais naturais de nos cuidar ao longo da vida, antes de ter qualquer problema. Óleos essenciais puros remetem aos cuidados que nossas avós já utilizavam”, comenta.

Assim que descobriu que aconteceria o evento dentro da programação do Outubro Rosa, Sueli de Souza não perdeu tempo e compareceu ao Aquário. “Quando tem alguma palestra, a gente procura sempre participar. Eu tive câncer de mama, fiz mastectomia e, hoje, faço todos os acompanhamentos e exames. Mas é sempre bom conhecermos alternativas e trocar experiências”, explica.

Outra que esteve presente na apresentação foi Luciana Fiel dos Santos. “Sou paciente oncológica e gosto dessa área de bem-estar e qualidade de vida. Há algum tempo busco mais informações sobre isso e quando soube, por meio do Cenin, que o tema seria tratado aqui, decidi participar. A conversa com os especialistas foi muito boa”, finaliza.