Digital Jazz

Antonio Adolfo – Bossa 65 – Celebrating Carlos Lyra & Roberto Menescal

11/08/2023
Antonio Adolfo – Bossa 65 – Celebrating Carlos Lyra & Roberto Menescal | Jornal da Orla

O pianista, compositor, arranjador e produtor carioca Antonio Adolfo com mais de 5 décadas de carreira, lançou recentemente pelo selo AAM Music e em todas as plataformas digitais, seu mais recente trabalho, “Bossa 65 – Celebrating Carlos Lra e Roberto Menescal”.

O disco rapidamente atingiu o topo das paradas musicais no mercado americano, reforçando sua trajetória musical de absoluto sucesso, que iniciou na década de 60 e permanece até os dias de hoje. No total, são mais de 200 músicas compostas por ele, algumas já gravadas por Elis Regina, Emilio Santiago, Wilson Simonal, Angela Rô Rô, Stevie Wonder entre outros grandes nomes.

Ele sempre esteve à frente do seu tempo, quebrando paradigmas, sendo um dos pioneiros aqui no Brasil da produção independente, rompendo corajosamente, há mais de 50 anos, com o monopólio voraz das grandes gravadoras.

A inspiração para o CD veio das comemorações dos 65 anos da Bossa Nova em 2023 e também para homenagear esses dois grandes amigos compositores e intérpretes bossa-novistas, com quem já trabalhou inúmeras vezes. Inclusive, vale destacar que Carlos Lyra é o padrinho musical de Antonio Adolfo.

Reuniu-se em estúdio para gravar 10 temas (5 releituras para cada homenageado), com os geniais Lula Galvão na guitarra e violão, Jorge Helder no contrabaixo, Rafael Barata na bateria e percussão, Dadá Costa na percussão, Jesse Sadoc no trompete e flugelhorn, Marcelo Martins sax tenor e flauta, Danilo Sinna no sax alto e Rafael Rocha no trombone.

A Bossa Nova continua jovem e revigorada na atualidade e Antonio Adolo com toda a sua experiência e elegância, conseguiu dar um toque contemporâneo aos arranjos e harmonias destes grandes clássicos, mesclando magicamente o Jazz com a Bossa Nova. É o grande diferencial deste belíssimo trabalho.

Os temas “O Barquinho”, “Bye Bye Brasil”, “Rio”, “Coisa mais Linda”, “Samba do Carioca” e “Sabe Você” são as minhas releituras preferidas

Parabéns Antonio Adolfo pelo raro talento, ousadia e por nos presentear com mais um disco que transborda uma musicalidade muito inspirada e bem brasileira. Nossa reverência e admiração.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.