Com o tema ‘Matrimônio ou Patrimônio: a mulher pela lente do bem cultural’, alunos do Parquinho Tecnológico de Santos estão exercitando a criatividade na oficina de Mídias Sociais. Utilizando ferramentas de design gráfico e inteligência artificial, eles estão recriando caricaturas de representações femininas e maternas.
A ação foi idealizada pela professora Daniela Silva de Oliveira, que viu uma oportunidade de trazer para dentro do Parquinho elementos do projeto institucional da Secretaria de Educação, Santos à Luz da Leitura, que este ano tem como temática ‘Desviar para encontrar: o lugar e a voz do feminino’.
“Iniciei o projeto falando da artista indígena Moara Tupinambá, para que os estudantes se familiarizassem com o assunto. O trabalho da artista será utilizado ao longo da iniciativa por meio de plataformas digitais”. Ela explicou que o objetivo também é falar sobre as mulheres que fazem parte das famílias dos estudantes, como mães e avós. “É importante que eles valorizem essas pessoas”.
Para os trabalhos, os estudantes utilizam a plataforma ‘Canva’, aplicando todo o aprendizado sobre a artista Moara, que mescla a sua arte com a sua ancestralidade. No final do semestre, o conteúdo será reunido em uma exposição.