Santos

Alunos de Santos se divertem com caça aos ovos

19/03/2024
Carlos Nogueira/PMS

Estudantes do 3º ano da UME Colégio Santista (Vila Nova) tiveram a oportunidade de explorar a tradição alemã da caça aos ovos durante a semana. Na segunda-feira (18/03), eles participaram de uma sessão educativa, seguida por atividades práticas na cozinha experimental.

A experiência foi conduzida por Kathrin Grund, agente social da Missão aos Marinheiros, uma organização diaconal. Kathrin compartilhou informações sobre as tradições alemãs, esclareceu dúvidas e explicou como os desenhos pintados pelos alunos seriam enviados aos marinheiros nos navios atracados no Porto de Santos, com o intuito de acolher esses trabalhadores.

“A nossa organização acolhe os marinheiros no Porto de Santos, prestamos assistência para todos e também fazemos projetos para que a comunidade conheça o nosso trabalho. A atividade com os alunos é para explicar as tradições da Páscoa alemã e também fazer com que eles, por meio da pintura, exerçam a imaginação e que confeccionem cascas de ovos e pintem os desenhos”, explicou Kathrin.

Para complementar a tarde de aprendizado, a educadora de cozinha experimental, Emileide Barros, guiou os alunos na pintura dos ovos tradicionais. “Os estudantes amam esse tipo de atividade. Aqui, eles liberam a imaginação e conseguem reproduzir tudo o que aprenderam sobre a Páscoa. Ao final, eles vão encher os ovos com doces e chocolates”.

Esta iniciativa faz parte das celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Em colaboração com a Prefeitura de Santos, através das secretarias de Empreendedorismo, Economia Criativa, Turismo, Educação e Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), e a Igreja Luterana de Santos. A atividade visa enriquecer o conhecimento cultural dos alunos e celebrar essa importante contribuição para a diversidade brasileira.