Comer e beber em Santos Gastronomia

Alunos de restaurante-escola de Santos terão aulas de empreendedorismo e finanças pessoais

26/08/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Os alunos das próximas turmas do Estação Bistrô Restaurante-Escola contarão com aulas de empreendedorismo, finanças pessoais e domésticas. Os novos conteúdos do curso de alimentos e bebidas, que completou 10 anos de funcionamento em 2022, foram incorporados com a renovação da parceria entre a Prefeitura de Santos e a Universidade Católica de Santos.

O novo conteúdo programático foi intitulado ‘Preparação para vida pessoal e profissional’. O coordenador do restaurante-escola, Anderson Santana, explicou que a inclusão foi uma exigência natural do mercado de trabalho. “Os alunos em vulnerabilidade social podem encontrar muitas oportunidades empreendendo em suas comunidades e gerando renda para suas famílias. E também disseminando os conteúdos dessa capacitação para amigos e familiares”.

Para Anderson, o ensino de finanças pessoais ajuda a trazer mais dignidade aos estudantes. “É essencial que aprendam a lidar com dinheiro. Sem gestão, a questão financeira pode ser um multiplicador de problemas no futuro”. A próxima turma do Estação Bistrô terá 25 alunos e iniciará as aulas no dia 15 de setembro.

HISTÓRIA
Com 10 anos de funcionamento, o Estação Bistrô já formou 336 jovens em risco social, 40% dos quais integrados ao mercado de trabalho antes mesmo de concluído o curso. Os alunos são cadastrados e encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Recebem, pelo programa, vale-transporte, bolsa-auxílio de um salário mínimo e seguro de vida. Em sete meses de curso, com aulas ministradas pelos professores do curso de Gastronomia e Nutrição da Universidade Católica de Santos, os estudantes fazem rodízio semanal nos diferentes setores do restaurante, inclusive no salão, onde atendem o público.

Entre as disciplinas do curso estão: habilidades básicas de cozinha, metodologia atual para o controle higiênico-sanitário dos alimentos, identificação de mercadorias, fundamentos dos serviços de restaurantes e eventos, enologia e bebidas, fundamento de confeitaria e panificação, fundamentos da culinária no preparo de cozinha quente e fria, matemática aplicada, língua portuguesa e inglês instrumental (parceria com a Secretaria de Educação).

Os professores avaliam o desempenho individual e coletivo e os que atingem a média de aproveitamento recebem certificado de conclusão emitido pela universidade. Ao final, sempre são selecionados dois que tenham interesse em seguir o curso de capacitação para barista e agente de turismo, a cargo do Museu do Café.

No curso de agente de turismo, os jovens recebem orientações sobre hospitalidade, para bem receber o turista, e realizam visitas técnicas em todos os pontos turísticos da Cidade. Cerca de 20 alunos da 17ª turma do curso de Alimentos e Bebidas e da 12ª do curso de Agente de Turismo e Barista se formam em outubro. Quem se interessar em fazer o curso do Estação Bistrô, deve procurar o Cras ou Creas mais próximo de sua residência.

O Estação Bistrô funciona na Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre s/n°, Centro Histórico) de terça a sábado, das 12h às 15h. Mais informações pelo telefone (13) 3219-3494.