Santos

Alunos de esportes adaptados de Santos curtem aula especial de canoa havaiana

04/04/2024
Divulgação PMS

Celebrando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Secretaria de Esportes de Santos (Semes) organizou uma atividade na Escola de Esportes Náuticos, no Posto 7. A aula especial de Canoa Havaiana, realizada nesta quinta-feira (04/04), foi dedicada exclusivamente aos alunos da Seção de Esportes Adaptados (Sespad), em um gesto de inclusão e diversão.

Os participantes, entre jovens, adultos e crianças, tiveram a oportunidade de experimentar o esporte na companhia de um acompanhante, proporcionando momentos de alegria e superação. Para Patrícia Janaina Monteiro dos Santos, mãe de Thiago Monteiro, aluno de atletismo, a iniciativa é crucial: “O esporte dá autonomia, faz com que você desafie a si próprio, isso sem falar da disciplina que dá para quem pratica. Para o meu filho é maravilhoso, na vida dele esporte é tudo”, expressou.

Inclusão na canoa havaiana

Segundo Nilson Silva, chefe da Seção de Esportes Náuticos, a promoção da inclusão é uma missão compartilhada entre a Escola de Esportes Náuticos e a Sespad. “Nosso objetivo é tornar a canoa havaiana cada vez mais acessível, proporcionando mais qualidade de vida para esses jovens através da prática de atividade física e contato com a natureza.”

O secretário de Esportes, Gelasio Fernandes, enfatizou a importância da inclusão: “Nem os autistas e nem as pessoas com deficiência vivem num mundo à parte, eles são parte do nosso mundo. Essa atividade teve como objetivo promover essa inserção, e mostrar que não existem obstáculos no esporte quando se tem força de vontade.”