Baixada Santista Educação

Aluno com paralisia de Guarujá recebe doação de mesa adaptada

20/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

O pequeno Pietro Neres Gonçalves, de 5 anos, da Escola Municipal Samuel Franco (Parque Estuário), ganhou uma mesa adaptada para auxiliar nos seus estudos ao longo da vida escolar. Ele tem Síndrome de Troyer, que ocasiona paralisia dos membros inferiores.

A doação da mesa aconteceu no último dia 11, por meio da Associação Amigos das Bibliotecas Públicas de Guarujá. “O objeto doado para Pietro o acompanhará por toda vida e onde ele estudar, pois com a regulagem lateral conseguirá usá-la em qualquer idade”, reforça o presidente da Associação.

A ação foi oficializada por meio de um documento entregue pela Secretaria de Educação para Letícia Gonçalves, mãe do Pietro. “Foi uma surpresa quando me disseram que meu filho iria ganhar uma mesa adaptada ao seu tamanho. Fiquei muito emocionada e feliz, porque tenho certeza que será muito bom para ele”, declarou.

Presente à cerimônia, o secretário Adjunto de Gestão de Ensino de Guarujá falou emocionado sobre a doação. “Sinto-me muito grato em ver a associação realizar uma ação dessas, que possibilitará conforto que o Pietro merece em seus estudos”, pontuou.

Síndrome de Troyer

Faz parte de um grupo de doenças genéticas nomeadas paraplegias espásticas hereditárias, e é caracterizada por rigidez muscular e pelo desenvolvimento de paralisia dos membros inferiores.