Exposições

Almanaque Guará é tema de exposição na Gibiteca em Santos

10/08/2023
Almanaque Guará é tema de exposição na Gibiteca em Santos | Jornal da Orla

Sábado (12/8) é dia de lançamento e abertura de exposição na Gibiteca em Santos. A partir das 16h o local promove o lançamento de ‘Abaddon’, coletânea de histórias em quadrinhos de horror e suspense, e abre a mostra sobre o Almanaque Guará, da editora Guará. A entr

Escrita por Airton Marinho, Bruno Bispo, Cristal Moura, Leander Moura, Marcel Bartholo, Paul Rikky Talbot, Ricardo Carandes, Rodrigo Ramos e Victor Freundt, ‘Abaddon’ é inspirada nos Quatro Cavaleiros do Apocalipse: Peste, Guerra, Fome e Morte. A HQ tem 96 páginas em preto e branco.

Lançamento da editora Guará, o Almanaque Guará é a mídia em que eles criam um novo universo de heróis brasileiros, além de um serviço de assinatura que envia um volume por mês.

Por lá são publicadas histórias como ‘Santo’ – que traz Salvador, um médium, que exorciza demônios, entretanto; no início ele rejeitava seu Dom e ‘Eco’ – que se passa em uma época em que a Terra passou por uma guerra entre homens e máquinas e agora o restante vive em um fosso, em paralelo com a população rica da superfície. Cenário que leva o protagonista Eco a questionar seu contexto.

Além de ‘Cidadão Incomum’ – uma crítica social na qual Caliel, ou melhor, o Cidadão Incomum, é o “Superman da terra da jabuticaba”. Ele é um adolescente com poderes e sai pela tarde salvando pessoas de assaltos e chamando atenção – e ‘Segundo Tempo’ – que aborda o futebol ao trazer a história do Clube 30 de Junho que está na berlinda do Paulistão. A situação faz a direção do time pensar na troca de treinador iniciando uma busca por uma lenda do esporte, Tobias.