Baixada Santista

Ação em Guarujá ensina preparar receitas com aproveitamento integral dos alimentos

20/01/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

O Caminhão Sabor e Renda iniciou nesta semana, a programação de oficinas que levam aulas gratuitas de culinária para as comunidades, em Guarujá. O objetivo é promover a prática de hábitos alimentares saudáveis e o combate ao desperdício de alimentos. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

A cozinha didática itinerante proporciona às famílias em situação de vulnerabilidade social, educação alimentar e nutricional, por meio de oficinas teóricas e práticas, com a preparação de receitas baseadas no aproveitamento integral dos alimentos. A equipe é formada por nutricionista, agente de alimentos, estagiário de nutrição e motorista.

O caminhão é equipado com uma cozinha completa que possui fogão, geladeira, pia, micro-ondas, armários, entre outros utensílios. E foi uma conquista de Prefeitura junto ao Governo Federal.

Na quarta-feira (19/1), o Sabor e Renda visitou o Cras Vicente de Carvalho. Durante a oficina, além de receber informações nutricionais, os participantes fizeram uma receita de croutons (pedacinhos de pão crocantes usados para incrementar salada e sopas), requeijão caseiro e farofa de banana e cenoura. Ao final, os presentes degustaram as preparações realizadas, e levaram registros das orientações e receitas para casa.  A próxima parada está prevista para o dia 2 de fevereiro na comunidade do Cantagalo.

“Nosso objetivo é transmitir aos participantes o conhecimento de uma alimentação saudável, baseada no guia alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde. É uma forma de resgatar do ato de cozinhar e de enaltecer a comida de verdade, com a elaboração de receitas saudáveis, acessíveis, de fácil preparo e saborosas” afirmou a nutricionista.