Santos

Ação aquece o coração em dias difíceis

05/08/2022
Divulgação

Além de oferecer atividades gratuitas, evento estimula a reflexão e o exercício da fraternidade

Num momento em que se respira mais aliviado após passar pela fase mais dramática da pandemia, a realização da Ação do Coração deste ano ganha um significado mais especial. Além de estimular a reflexão do que enfrentamos nos últimos dois anos, o evento também serve para prestar atenção na situação econômica e social do país, em que milhares de pessoas passam dificuldades — inclusive fome.

O evento acontece neste domingo (7), das 10h às 16h, na Praça Mauá, após dois anos sendo realizado apenas com transmissões pela internet. A programação inclui atrações musicais, oferta de serviços sociais e de saúde (aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação odontológica).

Outra atração é Rua Pets, um espaço para os animais de estimação, onde haverá corte de unha e limpeza de ouvido, sob coordenação dos médicos veterinários Eduardo e Celso Filetti, dog show da Guarda Municipal de Santos e demonstrações de equoterapia.

A Ação do Coração terá também a Rua Kids, com atividades lúdicas, leitura, contação de histórias e brinquedos. Outra atração é a Rua Gastronômica, com opções de lanches e bebidas a preços acessíveis. A novidade é o “Pão do Coração”, fruto de um projeto idealizado pela Associação Eduardo Furkini durante a pandemia.

Reflexão e solidariedade
Mais do que um evento que oferece atividades gratuitas e estimula a confecção e distribuição de corações de pano, o evento idealizado pelo ator Alexandre Camilo busca estimular a reflexão e o exercício da solidariedade.

Além de organizar o evento, ele promove a arrecadação e doação de roupas, brinquedos e alimentos —artigos fundamentais para diversas comunidades em situação falimentar, na Baixada Santista e diversas outras regiões do país.

Ele explica que as atividades desenvolvidas pela Ação do Coração durante a pandemia ajudam muitas pessoas, desde aquelas que encontraram na confecção uma maneira de ocupar o tempo ocioso e interagir com outras pessoas, até aquelas que receberam doações de alimentos.