Cultura

Abertura de exposições marca início da 5ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande

27/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A abertura da 5ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande, na quarta-feira (25/5), foi marcada pelo lançamento de duas exposições. O público pode conhecer primeiramente a exposição “O Caiçara Pescando o Mar”, no Museu da Cidade, com a intervenção artística “Eu sou o mar” da dançarina e coreógrafa Fernanda Iannuzzi. A exposição traz imagens e artefatos evidenciando o modo de vida dos caiçaras, principalmente com suas idas ao mar, que carrega, além de seus apetrechos, a esperança de dias melhores.

Em sequência, foi aberta a exposição do “O Artista e seus Caminhos”, com obras do artista plástico e morador de Praia Grande Rodolfo Rondon. Ao som de canções caiçaras tocadas pelos professores Rogério Duarte, Daniela Martins, Isaque Soares e Daniel Araújo do Polo Cultural SuperEscola Tupi, os visitantes contemplaram mais de 130 produções de Rondon, produzidas ao longo dos seus 52 anos de carreira do artista. Suas obras transitam entre conceitos da fauna e flora e, sobretudo, na expressão da vida do sujeito antigo e na contemporaneidade.

Confira a programação completa da 5ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande:
Dia 27 de maio (sexta-feira) – Palácio das Artes
14 horas: roda de conversa e oficina de xilogravura “A Arte, suas técnicas e caminhos”* – 10 vagas – artista Rodolfo Rondon (Galeria)
18 horas: oficina de música “Ciranda Caiçara” – professor Emerson Berti com participação especial de Osmário Barreto (Salão de Eventos)

Dia 28 de maio (sábado)
14h30: oficina sisal (cesta) – 20 vagas – artesão Marcio Meira Costa (Teatro de Bolso Leni Morato – PDA)
15h: contação de história “Museu: O herói da história” (Museu da Cidade)
15h30: oficina de arte em cerâmica (pintura em telha)* – 20 vagas – artesã Lourdes Jimenez Delgado Costa (Teatro de Bolso Leni Morato)
16 horas: Sarau Caiçara (Biblioteca Porto do Saber)
16 horas: espetáculo “Lendas Caiçaras” (Praça Doutor Roberto Andraus – Ocian)

Dia 29 de maio (domingo) – Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho)
10h às 17h: Feira de Artesanato Itinerante
14h às 17h: espaço interativo “Criança Caiçara” – jogos, brincadeiras, desenhos para colorir, ações educativas
14h30: cena teatral “A Lenda das Encantadas”
15 horas: apresentação musical do grupo MPBossa
15h30: cena teatral “A Pedra da Feiticeira”
16 horas: apresentação musical do grupo Chorões do Palácio

Dia 30 de maio (segunda)
18 horas: oficina de cocada de jaca* – 25 vagas – integrante do setor de gastronomia da Feira de Artesanato José Antonio Moreno de Martins (Zé do Doce) – cozinha da Secretaria de Assistência Social (Seas)

Dia 31 de maio (terça)
18 horas: oficina de artesanato em couro* – 20 vagas – artesão André Franz Hadizc (Teatro de Bolso Leni Morato)

Visitação 26 a 31 de maio
Exposições “O Artista e seus Caminhos” (Galeria) e “O Caiçara Pescando o Mar” (Museu): de terça a sexta e domingo, das 14h às 17h; sábado: 14h às 19h
Estante Letras Caiçaras (Biblioteca) – de terça a sexta: das09 às 17 horas; sábado: 14h às 19h; domingo: 14h às 17h

* As oficinas estão sendo feitas no Núcleo Artístico Palácio das Artes (de segunda a sexta, das 9h às 17 horas). É necessária a apresentação de documento de identidade e comprovante de vacinação contra Covid-19 para efetuar o cadastro.