Significados do Judaísmo

A Multifacetada Estrela Bette Midler

28/01/2022
A Multifacetada Estrela Bette Midler | Jornal da Orla

Bette Midler está arrasando durante a quarentena do coronavírus! Sua música de 1990, “From a Distance”, tornou-se um hino ideal para o distanciamento social – e depois se tornou alimento para a paródia perfeita, “Keep Your Distance”. A artista faz parte de uma linhagem de artistas desbocados do século XX.

Midler nasceu em uma pequena cidade havaiana onde sua família era a única judia. Sua mãe, Ruth (nascida Schindel), era costureira e dona de casa, e seu pai, Fred Midler, trabalhava em uma base da Marinha no Havaí como pintor e também era pintor de casas. Ela recebeu o nome da estrelada atriz Bette Davis. Respostas espirituosas, réplicas rápidas e um sorriso pronto tornaram-se a defesa de Midler contra o antissemitismo e as realidades domésticas e escolares.

“Aprendi que poderia ser popular fazendo as pessoas rirem. Tornei-me palhaça para ganhar a aceitação das pessoas”, comentou mais tarde. Embora tenha sido eleita presidente de classe sênior e graduada como oradora da classe, ela sempre se sentiu “diferente”. Frequentou a Radford High School em Honolulu. Lá, foi eleita “Mais Faladora” na eleição da escola de 1961, e “Mais Dramática” em seu último ano.

Midler estudou em teatro na Universidade do Havaí em Manoa, mas saiu depois de três semestres. Bette ganhou dinheiro no filme Hawaii de 1966 como figurante, interpretando uma passageira enjoada chamada Miss David Buff.

Depois de se mudar para Nova York, um dos primeiros shows de Midler foi assumir o papel da filha mais velha, Tzeitel, na produção original da Broadway de “Fiddler on the Roof” em fevereiro de 1967, papel que desempenhou por três anos.

Ela ganhou seus primeiros seguidores dedicados no New York Continental Baths– um local de encontro para homens gays, onde desenvolveu a personalidade excêntrica e afrontosa “The Divine Miss M”. Nesse local, Midler se aproximou de seu pianista, Barry Manilow. Em 1973, Manilow produziu o primeiro grande álbum de Midler, também chamado The Divine Miss M.

No ano seguinte, ela lançou um segundo álbum, “Bette Midler”. Em 1974, ela recebeu um Prêmio Tony Especial por sua contribuição para a Broadway para o “Claims on the Half Shell Review” no Palace Theatre. Ela também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por seu papel-título de Janis Joplin, em The Rose.

Na década de 1980, Midler havia se estabelecido como uma atriz de comédia de sucesso. Em 1986, ela foi escalada por Paul Mazursky em Down and Out in Beverly Hills. Então, em 1988, ela estrelou o drama do filme Beaches. Nesse mesmo ano, ela contribuiu com sua voz para a personagem animada Georgette, da Disney’s Oliver & Company.

Sua carreira cinematográfica expandiu-se e ela fundou sua própria produtora. Bette Midler realizou dezenas de peças, filmes e concertos.

Midler ficou então conhecida por seu carisma versátil, fluindo entre gêneros, mídia, períodos de tempo, comédia e drama, mas com uma teatralidade de grife e um humor licencioso.

Quanto ao judaísmo, Bette declara:

“Eu não acho que a verdadeira experiência judaica já foi capturada, a verdadeira experiência histórica de vagar pelo deserto; o que era o movimento sionista e como os judeus não tinham liberdade alguma. E os pogroms, eles nunca cobriram os pogroms – já houve um filme sobre um pogrom? Eu nunca vi um.”

Midler citou vários episódios da história dos judeus que ela gostaria de ver retratados na tela grande, incluindo a expulsão dos judeus da Espanha em 1492:

“Você pode imaginar ter que esconder o que você é e ter que ser um marrano?” ela perguntou.

Midler ficou “histérica”, disse ela, quando ouviu a notícia de que o governo espanhol iria emitir passaportes para os descendentes dos expulsos e dispersos depois de 1492.

“Os espanhóis disseram: ‘Voltem, judeus, tudo está perdoado!’ Eu fiquei chocada! Eles te expulsam em 1492, e então 500 anos depois eles dizem: ‘Está tudo bem, você pode vir de volta agora.” A economia deles está totalmente estagnada e então eles dizem: “Gostaríamos de ter vocês de volta.” Inacreditável.”

Bette Midler é famosíssima por sua filantropia, tendo patrocinado dezenas de projetos, nos Estados Unidos e em outros países.

Em 2020, o fundo da Orquestra Filarmônica de Israel e os Amigos Americanos da Orquestra Filarmônica de Israel realizaram um evento virtual especial pré-Hanukkah para arrecadar fundos necessários para o suporte da orquestra, que não se apresentava há mais de seis meses, como resultado da pandemia do coronavírus.

Os principais artistas internacionais e israelenses se apresentaram no evento, entre eles o compositor vencedor do Oscar Hans Zimmer, a premiada atriz Bette Midler, as atrizes israelenses Rona Lee Shimon (a anfitriã do evento) e Dar Zuzovsky, entre muitos outros.

O meio preferido de Midler ainda é a performance ao vivo, no estilo de concerto. Em uma entrevista à New York Times Magazine, ela declarou: “Eu durei por causa do público de meus shows no palco”, e seus especiais The Showgirl Must Go On (2010) e One Night Only (2014) só fizeram confirmar esta crença.

Quando uma comediante como Midler ri de si mesma e das fraquezas de seu público, ela cria uma conexão entre as pessoas e uma oportunidade de examinar assuntos sérios de maneira engraçada. O sorriso cúmplice de Bette Midler, que raramente sai seu rosto, lembra ao público que uma perspectiva humorística, sobre todo e qualquer assunto, oferece catarse ao lado de insight e empatia.

Midler criou uma “persona” de uma mulher que tem um forte senso de si mesma e um compromisso com a justiça e a autossatisfação. Em uma cultura que tradicionalmente vê as mulheres como submissas e subservientes aos homens em suas vidas, ela oferece uma alternativa surpreendente.

Suas mulheres são obscenas, sexualmente positivas, agressivas, ambiciosas e muitas vezes egoístas, mas também são generosas em espírito, sempre prontas para rir e destemidas em seu contato com a vida. Com sua perspectiva especial e audaciosa, Bette Midler se tornou um legado vivo.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.