Alta Rotação

A lei do mais forte

24/06/2022
A lei do mais forte | Jornal da Orla

Hoje eu quero fazer um alerta: cuidado com os motoristas de ônibus e caminhões, que simplesmente vêm exercendo a “lei do mais forte”. Claro, não vou generalizar e dizer que esse alerta é para todos. Nós sabemos que existem os que não são assim, que respeitam os outros. Mas sim, tenho visto diversos casos, inclusive aconteceu essa semana comigo, onde a gentileza, a empatia, para com o outro simplesmente acabaram. Esses “motoristas” (para não chamá-los de animais) simplesmente percebem que você está se aproximando ou tentando ultrapassar, e não ligam. Eles não querem nem saber, eles dão seta e entram. Ou seja, você, que está numa posição mais fraca é quem tem que frear, que desviar, que se defender.

Infelizmente estamos presenciando o contrário do que prevê o Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Atualmente, apesar do CBT dizer que há uma ordem de responsabilidade no trânsito, na qual os veículos de maior porte são responsáveis pelos de menor porte, assim como os motorizados pelos não motorizados, o que temos é a lei do mais forte. O mais forte passa por cima do mais fraco e pronto.

E isso não foi algo que me falaram simplesmente. Eu mesmo, motorista experiente, tenho sofrido essa prensa, esse assédio no trânsito. Também vejo motociclistas passando por isso, não somente por parte de ônibus e caminhões, mas de camionetes também.

Então, além de deixar o meu alerta e pedir para que você leitor tome cuidado quando estiver no trânsito, fica aqui o meu questionamento: onde está a parceria, onde está a empatia, onde está a gentileza para com o mais fraco? E onde está a fiscalização para coibir esses abusos? Por que esses bárbaros ainda estão na rua?

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.