Um Cântico das Ascensões, um dos muitos que se diz ter sido escrito pelo Rei David, é recitado em tempos de dificuldade. Na verdade, a tradição diz que o próprio Davi estava se sentindo desesperado quando compôs este salmo. procurava esperança e força interior, ele pergunta: “Quem irá ajudar e de onde virá essa ajuda?” E antes de fazer a pergunta, cucha resposta certamente sabia, voltou os olhos para as montanhas. Shir LaMa’alot , Salmo 121 é um dos cânticos mais conhecidos e comoventes do Livro de Tehilim (Livro dos Salmos).
O Salmo, segundo a prática judaica, eram cantados pelos peregrinos que viachavam para Jerusalém na época do Templo. Essas canções eram parte integrante das orações e celebrações e hoje continuam sendo uma parte significativa da tradição judaica.
O salmo trata de fé, confiança e um sentimento de proximidade com Deus. O primeiro versículo transmite esperança e confiança de que a ajuda vem somente de Deus: “O meu socorro vem de Adonai, Criador dos céus e da terra. Os versículos subsequentes enfatizam a proteção divina sobre o indivíduo em todos os momentos e lugares.
Num contexto secular, “Shir LaMa’alot” ainda tem um significado profundo. É cantado em cerimônias estaduais, serviços memoriais e eventos pessoais, como casamentos e Bar Mitzvahs. Suas palavras simples e comoventes tocam o coração de muitos, proporcionando uma sensação de segurança e conforto até mesmo para aqueles que não são religiosos.
O salmo foi cantado durante as guerras de Israel e outros eventos nacionais, tornando-se um símbolo nacional de firmeza e determinação. Lembra a todos a importância da esperança e da confiança, mesmo em tempos difíceis.
De acordo com a Cabalá, é costume ter uma cópia do Salmo 121 na sala de parto durante o trabalho de parto e no momento do nascimento. Essas passagens sagradas despertam a misericórdia de Deus para um nascimento e parto fáceis.
Outra razão dada para este costume é que desta forma a educação judaica de uma criança começa no nascimento. As primeiras imagens que cercam a criança são objetos sagrados judaicos. Posteriormente, esses versículos sagrados são colocados dentro do berço do bebê (de forma segura), na porta do quarto do bebê e na porta da frente da casa.O Lubavitcher Rebe iniciou uma campanha para divulgar a importância do Shir Hamalot para cada mãe e bebê judeu.
O salmo tornou-se uma parte inseparável da herança do povo judeu e é amplamente utilizado nas comunidades judaicas em todo o mundo. Reflete o profundo contexto histórico e religioso do povo de Israel, bem como os valores universais de esperança, resiliência e fé.
Shir Lamaalot
Um cântico à ascensão
Shir lamaalot
Elevo os meus olhos para os montes
Esa einai el heharim
De onde me virá o socorro?
Meaiin iavo ezri?
Meu socorro vem do Senhor
Ezri mein Hashem
Que fez os céus e a terra
Ose shamaim ve aretz
Não deixará que você tropece
Al iiten lammot raglecha
Não dormira ele que te guarda
Al ianum shomerecha
Eis
Hineh
Que não cochilará e nem dormirá o guarda de Israel
Lo ianum velo iishan shomer iisrael
O Senhor te guardará
Hashem shomerecha
O Senhor é a tua sombra e a tua mão direita
Hashem tsil cha al iad ieminecha
O sol não te molestará
Iomam hashemesh lo iakecha
E nem a lua de noite
Veiareach balaila
E guardará a sua alma
Iishmor et nafshecha
O Senhor guardará a sua saída e sua entrada
Hashem iishmor tsetcha uvoecha
A partir de agora e para sempre!
Meata vead olam
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço