Santos

Santos será a capital mundial da criatividade nesta semana

15/07/2022
Santos será a capital mundial da criatividade nesta semana | Jornal da Orla

Santos receberá a 14ª Conferência Anual da Rede das Cidades Criativas da UNESCO, sendo a primeira cidade da América Latina a sediar o evento, além de estrear a categoria Cinema da conferência. Nos próximos dias, mais precisamente de 18 a 24 de julho, a cidade será a capital mundial da economia criativa, recebendo cerca de 300 cidades de todos os cantos do mundo, além de autoridades, especialistas e visitantes.

O evento contará com uma extensa agenda cultural, com shows da Maria Rita, Frejat e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e também sessões de filmes, como a produção Sócrates no Teatro Guarany, além de diversas outras atrações no centro da cidade. Você pode conferir a programação completa clicando aqui.

A escolha da categoria cinema se deve ao destaque que as produções da cidade tiveram durante a avaliação seja com as produções independentes ou com os festivais realizados na cidade. O tema ‘Criatividade, Caminho para a Igualdade’ traz para o foco as ações que a cultura e a economia criativa podem tomar para reduzir a desigualdade social e econômica, revitalizando espaços urbanos e promovendo reflexões.

Selley Storino, secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, destaca a ansiedade para a realização do evento que foi adiado duas vezes em decorrência do isolamento da pandemia. “Nós já aguardávamos ser a sede do evento desde de 2015, quando entramos para a Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Esse trabalho pelo ingresso na Rede vem desde o governo Paulo Alexandre, onde trabalhamos para fomentar a economia criativa”, afirma.

De fato, a cidade passou por diversos investimentos para poder integrar a Rede, segundo Selley, foi feito um diagnóstico da cidade e identificado a existência da arte e cultura em todos os segmentos que a UNESCO pede.  “A cidade passa por uma série de avaliações [para receber o evento] de infraestrutura, capacidade hoteleira e capacidade de receber tantos visitantes internacionais. Após a eleição, recebemos uma visita da UNESCO para realmente validar nossa capacidade”, aponta.

Na prática, o evento vem para contemplar o trabalho já feito pela cidade com as Vilas Criativas, por exemplo. Selley evidencia a importância dos cursos realizados nas unidades e como elas são reconhecidas pela UNESCO. “Estar na Rede é uma troca de conhecimento, nós aprendemos com as cidades e também ensinamos. O programa Vilas Criativas promove o desenvolvimento social e econômico das pessoas que vivem em áreas de vulnerabilidade”, comenta, “Já no campo do turismo, os bares, hotéis e restaurantes também serão beneficiados com a vinda de diversos turistas, tanto de fora como de dentro do país”.