Significados do Judaísmo

A crença dos 36 Justos – Lamed-Vavnikim “Ha Nistarim”

21/12/2022
A crença dos 36 Justos – Lamed-Vavnikim  “Ha Nistarim” | Jornal da Orla

Existe uma antiga crença judaica de que cada geração tem 36 indivíduos justos vivos, tzadikim e, por causa de seus méritos, o mundo continua a existir.

Se houvesse menos, o mundo entraria em colapso.

Essas pessoas são conhecidas como “lamed vav tzadikkim”, os 36 indivíduos justos, também conhecidos coloquialmente como “lamed-vavnikim”. A soma do valor numérico das duas letras hebraicas, lamed e vav, é 36.

O livro de Provérbios fornece uma fonte antiga para a crença de que o homem justo é a base da existência do mundo: “Quando o vento da tempestade passa, o ímpio não existe mais, mas o justo é um fundamento eterno”.

Isso quer dizer que o justo se sustenta e sustenta o mundo, assim como os alicerces de um edifício o sustentam.

A origem desta crença, encontrada no Talmud Babilônico, é transmitida da seguinte forma: “não há menos de 36 homens justos no mundo que recebem a Presença Divina”.

Este número tornou-se conhecido na ficção e no folclore, especialmente na Cabala e nas lendas cḥassídicas.

O número 36 também corresponde aos 6 dias da criação e aos 30 dias de um mês médio. Também corresponde às 36 velas acesas durante o Chanucá.

A ideia pode ter sido sugerida pela famosa história da Torá sobre Sodoma, na qual Abraham argumentou com Deus para salvar a cidade ímpia. Deus concordou, se dez indivíduos justos pudessem ser encontrados lá.

Abraham venceu a discussão, mas perdeu a luta; Sodoma foi destruída, aparentemente porque o mínimo, dez indivíduos justos, não pôde ser encontrado.

Esse é o lado sombrio da história dos trinta e seis: é o mínimo, e às vezes o mundo pode não conter trinta e seis indivíduos justos.

No folclore cabalístico posterior, os trinta e seis ocultos têm o potencial de salvar o mundo, eles aparecem quando são necessários, e um deles pode ser o Messias.

Eles vêm em momentos de grande perigo, tirados de seu anonimato e humildade pela necessidade de salvar o mundo. Porque eles podem e porque precisamos deles.

Nós, judeus, começamos a nos familiarizar com eles, referindo-nos a eles em iídiche como os “lamed vov-nikim” (lamed vov significa trinta e seis em hebraico) e vendo-os em todos os lugares nos atos anônimos de pessoas boas que realizam grandes atos nas dificuldades circunstâncias.

E como um dos lamed-vavnikim, um dos trinta e seis anônimos, pode ser o Messias, deveríamos tratar os estranhos com gentileza diante da possibilidade de que ele ou ela pudesse ser este.

A tradição judaica sustenta que suas identidades são desconhecidas umas das outras e que, se um deles chegasse a uma realização de seu verdadeiro propósito, eles nunca o admitiriam:

Os Lamed-Vav Tzaddikim também são chamados de Nistarim (“os ocultos”).

Em nossos contos populares, eles emergem de sua ocultação auto imposta e, pelos poderes místicos que possuem, conseguem evitar as ameaças de desastres de um povo perseguido pelos inimigos que os cercam.

Eles voltam ao anonimato assim que sua tarefa é cumprida, ‘escondendo-se’ mais uma vez na comunidade judaica.

Os lamed-vavnikim, espalhados como estão pela Diáspora, não se conhecem.

Em raras ocasiões, um deles é ‘descoberto’ por acidente, caso em que o segredo de sua identidade não deve ser revelado. Os lamed-vavnikim não sabem que são um dos 36.

Na verdade, a tradição diz que se uma pessoa alegar ser um dos 36, isso é prova positiva de que certamente não o é. Uma vez que os 36 são, cada um, exemplares de anavah (“humildade”), ter tal virtude impediria a autoproclamação de estar entre os justos especiais. Os 36 são simplesmente muito humildes para acreditar que são um dos 36.

A tradição lamed-vavnik é uma crença Ashkenazi e está presente na literatura cabalística do século XVI e nas lendas cḥassídicas do final do século XVIII.

Existem dois livros cabalísticos do século 18 cujos autores, Rabino Neta de Szinawa e Rabino Eisik, um shohet (açougueiro segundo a tradição kasher) de Przemysl, foram descritos como sendo lamed-vavnikim.

Os chassídicos reconhecem duas categorias de tzadik: aqueles que trabalham à vista e os ocultos que pertencem a uma ordem superior dos homens.

As histórias dos lamed-vavnikim são amplamente divulgadas, principalmente na literatura cḥassídica.

O notável filósofo e estudioso chassídico, Martin Buber, também introduziu o lamed-vavnik em alguns de seus escritos. Alguns contos chassídicos enfatizam o papel do tzadik por trás de uma fachada grosseira ou rude, tema também utilizado em algumas histórias do Ba’al Shem Tov.

Aparentemente, isso era para fazer as pessoas acreditarem que uma alma nobre pode viver dentro de cada homem e que não se deve tirar conclusões das aparências.

Escritores proeminentes, do Rabino Nachman de Bratslav no século 18 a escritores do século 20 da estatura de S.Y. Agnon e Elie Wiesel foram atraídos pelo assunto.

Já que ninguém sabe quem são os Lamed-vavnikim, nem mesmo eles próprios, todo judeu deve honrar e respeitar todas as pessoas simples, honestas, altruístas, trabalhadoras e sofredoras ao nosso redor, pois qualquer um deles pode ser um dos 36.

Ao contrário dos ricos, dos famosos, dos magnânimos, dos eruditos, dos poderosos, dos belos ou dos bem-sucedidos, que todos pensam que são muito importantes, os 36 são as pessoas realmente importantes, porque sem alguns deles o mundo poderia deixar de existir.

Em mérito desses indivíduos justos, nosso mundo recebe a vitalidade divina que o mantém funcionando.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.