Casa e Decoração

7 Dicas para escolher a porta perfeita para sua casa

15/03/2022
Divulgação/ Sazaki

Sasazaki reúne dicas e informações importantes para acertar na escolha

Escolher a porta ideal para sua construção é essencial. Uma porta adequada torna o ambiente mais bonito e funcional, além de valorizar o imóvel e prover mais segurança. Portanto, se está construindo ou reformando e a troca de portas está nos seus planos, é preciso considerar o custo-benefício, mas também tendências e diferenciais.

Modelos duráveis, resistentes e seguros, mas que também trazem conforto, privacidade e ainda oferecem facilidade na hora da instalação e limpeza, estão na lista dos compradores, de acordo com levantamentos feitos pela Sasazaki, fabricante de portas e janelas de aço e alumínio.  Pensando nisso, a empresa separou dicas para ajudar na escolha ideal de porta.

Confira as dicas:

1 – Tenha em mãos as medidas do vão onde será instalada a porta. Como não existe medida padrão para portas e há uma grande variedade de modelos, é fundamental ter as medidas corretas para ter certeza que a porta vai caber no espaço previsto. Em geral, os vãos onde serão instaladas as portas têm 86cm de largura por 215cm de altura. Mas saiba que essa regra é bem flexível.

2- É imprescindível saber o lado que a porta deve abrir. Para isso, observe a circulação nos ambientes antes de ir às compras.

3- A porta de entrada da casa pode ser diferente e até um destaque na fachada. Entretanto, as portas da parte interna devem seguir um padrão visual harmônico.

4- Fique de olho nas tendências! As portas pivotantes seguem no topo da lista dos consumidores para a área de entrada ou fachadas. A abertura é realizada por meio de pivôs que fazem a portas girar em torno de um eixo vertical. Com medidas mais amplas do que as convencionais, apresenta vãos livres maiores também, trazendo elegância e beleza para fachadas.

5 – Fechaduras auxiliar ou fechadura multiponto, com três travamentos simultâneos, são opcionais que merecem ser considerados para trazer mais proteção para a entrada principal da casa.

6 – Se você procura portas resistentes e fáceis de limpar, para os ambientes internos, as portas de alumínio são ideais. Elas não empenam, não estufam e nem apodrecem. Justamente por isso são especialmente indicadas para áreas úmidas, como banheiros e áreas de serviço. Não há desplacamento das lâminas, nem cupins ou pragas. Além disso, sua limpeza é muito simples.

7 – As portas internas de alumínio também estão disponíveis na versão mogno, para quem quer a versão amadeirada. Elas reúnem resistência estrutural e sofisticação para vãos internos de banheiros, cozinhas, quartos, salas e demais ambientes residenciais ou comerciais.