Teatro

Peça online aborda educação financeira para crianças e jovens em Cubatão

12/11/2021
Peça online aborda educação financeira para crianças e jovens em Cubatão | Jornal da Orla

Os lunos da escola Maria Albertina, em Cubatão, acompanharão apresentação da peça “O presente de Ramiro” nesta sexta-feira (12). O espetáculo infantil será exibido pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura.

Após a peça, haverá bate-papo com os atores e direção. A exibição marca a reabertura do canal de YouTube da Secult, que vai hospedar uma lista de mais de 100 filmes que possuem atuação de artistas cubatenses ou produções realizadas na cidade.

 

O espetáculo, que já fez mais de 60 apresentações gratuitas em diversas cidades do país, realiza uma nova circulação on-line com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal através do Edital ProAC Lei Aldir Blanc. O elenco é formado por Conrado Sardinha, Isadora Petrin, Neusa de Souza, Rogério Barsan e William Gutierre.

 

A trama narra as descobertas de Ramiro em seu aniversário de 12 anos. Na véspera desse dia, seu avô Miguel, que diz ter poderes especiais, entra nos sonhos do neto para descobrir quais são os desejos dele. Depois de perceber que o garoto não aceita ficar sem presentes caros, o avô decide ensiná-lo sobre o valor das coisas.

 

Com a ajuda da prima Valentina e de Fortuna, um cofre em forma de um porquinho falante, Miguel propõe uma viagem ao passado para apresentar a Ramiro os sonhos e a história de seus pais. A proposta da peça é mostrar o conflito entre o querer e o não poder – presente na realidade de muitas famílias brasileiras – e as possíveis saídas éticas para essa questão.