Santos

Novembro Azul: policlínicas de Santos realizam atendimento ao público masculino

08/11/2021
Novembro Azul: policlínicas de Santos realizam atendimento ao público masculino | Jornal da Orla

A Campanha Novembro Azul já começou em Santos e se você ainda não fez um check-up, chegou a hora. Assim como na campanha Outubro Rosa, o Município não se limita à detecção precoce do câncer de próstata, mas trata da saúde do homem de forma integral. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, todas as policlínicas realizam atendimento porta aberta a qualquer interessado.

 

Nesta quarta-feira (10), o Ambesp Zona Noroeste (Rua Professor Luiz Gomes Cruz, s/nº, Castelo) realiza ação especial junto aos pacientes previamente agendados e, no dia 27 de novembro (sábado), Santos realiza Dia D do Novembro Azul, com oito policlínicas abertas e programação especial, inclusive com testes rápidos para identificar HIV, sífilis e hepatite C e coleta de exame para tuberculose.

 

ATENDIMENTO
O homem que procurar pelo check-up nas policlínicas passa por acolhimento da equipe de enfermagem, que solicita os exames laboratoriais necessários, dentre eles o exame de sangue que verifica o índice do Antígeno Prostático Específico (PSA), utilizado como rastreio de câncer de próstata em pacientes que não apresentam sintomas, sendo um grande aliado na detecção precoce da doença.

 

"Estamos fazendo um chamamento para que venham se cuidar. Expandimos a abrangência da campanha por entender que muitas internações e até óbitos são evitáveis a partir da identificação de algumas situações de risco e seu tratamento, caso do colesterol alto e do diabetes, por exemplo. Já no caso do câncer de próstata, é importante alertar que, quanto mais cedo for identificado, maiores as possibilidades de cura", destaca Adriano Catapreta, secretário de Saúde.

 

Para marcar ainda mais a realização do Novembro Azul em Santos, o viaduto Paulo Gomes Barbosa (entrada da Cidade) e as palmeiras imperiais da Avenida Ana Costa serão iluminadas com a cor que é tema da campanha. É importante lembrar que novembro é considerado ainda o Mês de Combate ao Diabetes, que também é simbolizado pela cor azul.

 

AMBESP
Nesta quarta-feira (10), a partir das 8h, o Ambesp Zona Noroeste realiza uma série de atividades voltadas à conscientização do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

O urologista Gilberto Antunes Alvarez fará palestra sobre a importância do diagnóstico precoce aos que estiverem aguardando consulta e a equipe de enfermagem orientará sobre o preparo da coleta de sangue para o exame de PSA.

 

Os estudantes da Universidade São Judas farão um bate-papo em sala de espera com os munícipes sobre o tema, com distribuição de folhetos explicativos sobre o câncer de próstata. 

 

DIA D
No último sábado deste mês (27), das 9 às 15h30, oito policlínicas estarão abertas em Santos para atender todos os homens que quiserem fazer o seu check-up: na orla, Aparecida e Embaré; na região central, Vila Mathias e Martins Fontes; na Zona Noroeste, Bom Retiro e São Manoel; nos morros, Marapé e Nova Cintra.

 

Além do acolhimento e prescrição de exames, como nos demais dias do mês, estão previstas palestras, rodas de conversas, realização de testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite C), coleta de exames laboratoriais e para tuberculose, medicação de pressão arterial e glicemia, além de orientações gerais sobre a saúde do homem.