Santos

Cemitérios municipais de Santos recebem 40 mil pessoas no Dia de Finados

03/11/2021
Cemitérios municipais de Santos recebem 40 mil pessoas no Dia de Finados | Jornal da Orla

Os três cemitérios públicos municipais de Santos receberam na terça-feira (2), Dia de Finados, cerca de 40 mil pessoas, o dobro do que era estimado para a data. Desde sábado (30), cerca de 70 mil visitantes foram registrados nos três espaços: Areia Branca (Av. Nossa Senhora de Fátima s/nº), Filosofia (Praça Ruy de Lugo Viña s/nº, Saboó) e Paquetá (R. Dr. Cochrane s/nº).

 

Segundo o coordenador dos cemitérios, Carlos Eduardo Silva, o Jarrão, verificou-se que havia uma demanda reprimida para realizar as homenagens. Isso porque, devido à pandemia, os velórios deixaram de ser realizados e havia a limitação para até 10 pessoas nos sepultamentos.

 

As necrópoles funcionaram das 7h às 17h e só foi permitido o acesso e a circulação com o uso de máscara, como medida de proteção contra covid-19. Álcool gel foi disponibilizado na entrada dos visitantes, no interior dos cemitérios e no momento da saída. As missas foram realizadas cumprindo distanciamento social e também houve distribuição de álcool gel.

 

MISSAS
Foram realizadas missas nos três cemitérios. O padre Cláudio da Conceição, da Paróquia Santa Margarida Maria, celebrou três missas no Areia Branca e destacou que foi muito importante, neste Dia de Finados, a realização delas contando com participação popular, o que era inviável no Dia de Finados do ano passado diante do estágio da pandemia.

 

“Dentro ainda desse quadro pandêmico, para nós é uma alegria poder voltar a adentrar esse solo sagrado para prestar a nossa homenagem aos nosso irmãos falecidos”, disse.

 

A principal mensagem que o padre quis transmitir nas missas foi a esperança na vida eterna. “Essa nossa vida não é a vida definitiva. A vida definitiva é a ressurreição de Cristo Jesus. É a vida eterna conforme aquilo que Cristo viveu. E ele mesmo fala: ‘eu sou a ressurreição na vida’. É crer nele e viver além desta vida um dia. Uma vida sem dor, sem sofrimento, uma vida de graça. Aqui é o cumprir de uma missão apenas, de colocar uma história diante de Deus e construir aquilo que se pode construir da melhor maneira possível”, afirmou.

 

No Cemitério da Filosofia, o padre Aluísio Antonio da Silva, da paróquia São Tiago Apóstolo (Chico de Paula) celebrou as missas, enquanto no Paquetá, foi celebrada pelo padre Claudenil Moraes da Silva, da Catedral.