Leitura

Festival Leia Santos atrai 9 mil pessoas ao Centro Histórico

01/11/2021
Festival Leia Santos atrai 9 mil pessoas ao Centro Histórico | Jornal da Orla

Um evento que veio para ficar. Esta é a sensação compartilhada pelas 9 mil pessoas que curtiram as mais de 100 atrações do Festival Leia Santos, que teve a edição de estreia encerrada neste domingo (31). Mesmo sob chuva, o público tomou conta do grande corredor cultural que se formou entre a Praça Mauá e a Estação do Valongo.

 

“As pessoas entenderam a nossa proposta de espalhar diversão e conhecimento para todos. O Leia Santos começou há 15 anos, cresceu, e agora virou um festival, abraçado pelo público desde o primeiro momento”, comentou o secretário de Cultura Rafael Leal.

 

Como não poderia ser diferente, neste domingo, os visitantes aproveitaram mais os espaços fechados, como foi o caso do Paço Municipal. No local, a movimentação foi intensa durante todo o dia, principalmente na exposição de livros raros, na Sala Princesa Isabel e no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio.

 

“Não imaginava que este palácio fosse tão bonito”, comentou a aposentada Renilda Viana, de São Paulo, enquanto tirava fotos do Salão Nobre. Ela, que atuou como orientadora de leitura em escolas públicas na capital, elogiou a realização do evento. “Festivais como esse aproximam as pessoas do hábito de ler. Nosso país precisa muito disso”.

 

Além dos leitores, os escritores também ficaram muito satisfeitos com o festival. O jovem Marcos Martinz, autor da obra 'Até que a Morte Nos Ampare', era só alegria ao falar do resultado de sua participação na exposição de autores santistas.

 

“Vendi todos os livros que trouxe para cá ontem e tive que pedir uma nova remessa para continuar atendendo aos pedidos. Não esperava esta repercussão”, comentou o escritor, que já está vivendo a expectativa para edição do ano que vem. “Este ano foi incrível, e acredito que em 2022 será melhor ainda”.

 

Caixa dos saberes prossegue na Praça Mauá
Devido ao sucesso da arrecadação de livros e para dar oportunidade as pessoas que, por ventura, não conseguiram participar do Festival Leia Santos, a 'caixa dos saberes' vai continuar recebendo doações livros, na Praça Mauá, até o dia 15 de novembro.

 

Segundo dados da equipe da biblioteca móvel do projeto Leia Santos, foi registrada a participação de moradores dos quatro cantos de Santos, dos municípios da Baixada Santista e de cidades paulistas como Sorocaba, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Pires, Embu-Guaçu, São Bernardo e capital.