Significados do Judaísmo

Os Maquis Judeus – A Resistência Judaica na França

27/10/2021
Os Maquis Judeus – A Resistência Judaica na França | Jornal da Orla

“Todo judeu na França entende claramente que a única coisa que pode garantir a salvação do povo judeu é a luta viril de vida ou morte entre nós e os hitlerianos. Só isso vai garantir a sobrevivência do povo judeu […] Devemos criar mais e mais unidades de combate. Atacaremos o inimigo onde quer que ele seja encontrado; amargaremos sua vida; destruiremos seus meios de comunicação e desligaremos sua máquina de guerra. Participaremos da luta diária que levará ao levante nacional”.
 
Kolenu, um dos jornais da Resistência da Comunidade Judaica. Primavera de 1943
 
A importância da Resistência na França durante a Segunda Guerra Mundial não pode ser medida apenas em termos das façanhas militares de seus grupos membros ou por sua contribuição para a libertação da França. Sua própria existência testemunha a sobrevivência durante a ocupação de outra França, uma França que se opôs ao regime de Vichy e rejeitou a política oficial de colaboração com o ocupante nazista. 
 
Os judeus franceses – sob o duplo perigo da lei antissemita (francesa e alemã), despojados de seus bens, internados em campos e depois enviados para Auschwitz – contribuíram plenamente para a história da Resistência. 
 
Extremamente numerosos nos diferentes movimentos formados na França, bem como em Londres em torno do Gen. de Gaulle, eles também criaram grupos com tarefas específicas; muitos judeus eram associados ao Partido Comunista Francês, enquanto outros se especializavam em salvar pessoas ameaçadas de deportação.
 
Embora a Organização de Resistência Judaica na França tenha realizado uma das operações de resgate mais extraordinárias do Holocausto, sua história não é muito conhecida na França ou em Israel e muitas vezes é distorcida por razões políticas. 
 
Durante seu reconhecimento histórico, em julho de 1995, da responsabilidade da França pelo extermínio de seus judeus, o presidente Jacques Chirac afirmou que os Justos Franceses entre as Nações salvaram três quartos dos judeus da França – ignorando completamente o papel central desempenhado pela Resistência Judaica nesse resgate. Essa versão foi então adotada por seus sucessores.
 
Obviamente, não há dúvida de que os Justos Franceses entre as Nações merecem um lugar de honra na história do Holocausto, mas foi a Resistência Judaica que deu a contribuição crucial para o resgate de cerca de 230.000 judeus. 
 
Os membros da Resistência Judaica foram principalmente aqueles que iniciaram contato com os libertadores franceses e que – muitas vezes com risco de vida – emitiram certificados falsificados de boa qualidade e cupons de alimentação sem os quais teria sido impossível obter mantimentos. Eles até mantinham contato regular com as crianças escondidas, a fim de elevar seu moral e evitar sua perda para o povo judeu. 
 
Eles ajudaram os detidos nos campos e os contrabandearam; eles moveram comboios de crianças e adultos para esconderijos na França, Suíça e Espanha; criaram grupos guerrilheiros e transferiram fundos para o bem da luta contra o ocupante nazista.
 
Em 1940, David Knout, um imigrante da Europa Oriental, pediu o estabelecimento de uma organização de luta secreta na França para unir os judeus e impedi-los de se tornarem vítimas de assassinato em massa; ele também promoveu a meta de um estado judeu na Terra de Israel. Em janeiro de 1942, junto com Lucien Lublin, outro imigrante e refugiado da Europa Oriental, publicou o manifesto do Exército Judaico, que constituiu um movimento clandestino judeu singular desde o momento em que foi fundado:
“O povo judeu está enfrentando um perigo diferente de tudo que enfrentou em sua longa história […] O antissemitismo se tornou mais forte e mais eficiente nos últimos 50 anos, a tal ponto que em nossos dias se tornou um movimento internacional, cientificamente organizado e armado além de todos os outros. Seu plano, de aniquilar o povo judeu, já está em fase de implementação. ”
 
Pode parecer que este manifesto prevê o futuro e está à frente de seu tempo, de maneira semelhante à proclamação concomitante de Abba Kovner na Lituânia, exortando os membros dos movimentos juvenis de Vilna a não irem como cordeiros ao matadouro e a opor-se aos alemães com força.
 
Um relatório abrangente contando a história de como as unidades autônomas doa Maquis (nome dos integrantes da Resistência francesa) judeus surgiram em várias cidades da França foi publicado na imprensa.
 
A proposta de unidades Judeus Maquis foi desaprovada em primeira instância por parte dos líderes do movimento clandestino na França, revela o relatório. 
 
Os líderes dos Maquis argumentaram que não era necessário subdividir o movimento em grupos religiosos porque suas atividades eram dirigidas contra um inimigo comum. 
 
Milhares de jovens judeus, convencidos por esses argumentos, alistaram-se nas unidades gerais dos Maquis, o que resultou no fato de que as Forças do Interior francesas tinham muitos membros judeus que iam de soldados rasos a coronéis.
 
Milhares de outros jovens judeus, entretanto, eram da opinião de que o mundo deveria saber como os judeus eram capazes de lutar. 
 
Sua insistência levou à formação de unidades judaicas autônomas, primeiro em Lyon e depois em outras cidades francesas. Muitos preconceitos tiveram que ser superados. 
 
Um dia, um importante líder da Gestapo foi baleado em uma rua de Lyon. Ninguém conhecia os autores deste ataque. Só depois que se soube que o perpetrador era membro do grupo Maquis judeu, e a organização foi finalmente reconhecida como uma unidade independente.
 
Outras unidades judaicas independentes existiram em Paris, Toulouse, Grenoble e Limoges. Também existiam unidades separadas de “Maquis sionistas” com seus próprios comandantes a quem são creditados com excelentes resultados na batalha contra as forças de ocupação alemãs.
 
Muitos dos combatentes judeus eram judeus estrangeiros que lutaram bravamente e heroicamente no Sul e até no Norte. 
 
Assim como a Resistência Francesa traçou o caminho para a política da França do pós-guerra, a estrutura institucional da comunidade judaica da França emergiu transformada pelas perseguições do passado recente. 
 
Foi, no entanto, necessário esperar até anos 1970 e o amadurecimento das memórias francesas da Segunda Guerra Mundial, o governo de Vichy e a Shoah, antes que a contribuição judaica para a Resistência ganhasse um reconhecimento mínimo na França.