Teatro

Peça teatral reflete o consumo da água com público infantil em Santos

23/10/2021
Peça teatral reflete o consumo da água com público infantil em Santos | Jornal da Orla

A água é um recurso natural essencial, com papel fundamental na vida de qualquer ser vivo. Em suma, ela ajuda a hidratar, a levar nutrientes (como oxigênio e sais minerais) para as células e expulsar toxinas. Apesar de ser considerada uma fonte renovável, há alguns anos se discute a possibilidade de um colapso e de seu esgotamento – o que segundo estudo das Nações Unidas pode acontecer em países como Índia, China e África do Sul já em 2025. Por isso a importância das práticas de preservação e conscientização sobre a temática.

 

Neste sentido, a peça ‘Planeta Água em Cena 4’ chega ao quarto ano de circulação com o propósito de abordar a importância da água com o público infantil, contribuindo para uma nova consciência acerca do assunto, a fim de formar novas atitudes frente a problemática que a cerca. “Sabe-se que a água, em qualquer instância, é fonte de vida e geração de riqueza. Então, nosso objetivo é comprometer o pequeno cidadão quanto ao respeito e valorização da água no planeta por meio da dramatização dos personagens da peça e do livro”, pontua Sérgio Vale, autor das obras cênica e literária.

 

O espetáculo é gratuito, as primeiras sessões acontecem em Santos, patrocinadas pela MSC. Entre os dias 26 e 28, três instituições recebem a peça: na terça-feira (26) a peça será apresentada na UME Monte Cabrão às 10h e 14h. No dia seguinte, nos mesmos horários, o espetáculo segue para a UME Judoca Ricardo Sampaio Cardoso. Encerrando a estadia em solo santista, a última sessão acontece na quinta-feira (28) na UME Rural Ilha Diana, às 10h. Na oportunidade o público presente também receberá, gratuitamente, o livro homônimo.

 

Cativante e interativa, a peça explica o ciclo da água e a importância da preservação por meio de personagens como Pinguinho – um animado e curioso pinguim – e o Vovô Pingão. Em seu primeiro dia de férias, Pinguinho se depara com um problema logo de manhã: não saía água da torneira! Sem escovar os dentes, foi até a cozinha e pediu à sua mãe um copo de leite. Com muita paciência ela explicou que não havia leite em lugar nenhum. Com a falta d’água, as vacas pararam de produzir. Intrigado e curioso, com a ajuda de seus amigos e do Vovô Pingão, ele inicia uma grande investigação para entender o que fazer para reverter essa situação.

 

‘Planeta Água em Cena 4’ é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Incentivar e, em Santos, conta com patrocínio da MSC.

 

SERVIÇO – “Planeta Água em Cena 4” em Santos

UME Monte Cabrão
Data e Hora da Sessão 1: Terça-feira, 26 de outubro de 2021, às 10h
Data e Hora da Sessão 2: Terça-feira, 26 de outubro de 2021, às 14h
Local: Rodovia Cônego Domênico Rangoni, KM 33, Monte Cabrão (Endereço Alternativo: R. Anderson da Silva, 19, Monte Cabrão) – Santos/SP

 

UME Judoca Ricardo Sampaio Cardoso
Data e Hora da Sessão 1: Quarta-feira, 27 de outubro de 2021, às 10h
Data e Hora da Sessão 2: Quarta-feira, 27 de outubro de 2021, às 14h
Local: R. Xavantes, 70, Caruara – Santos/SP

 

UME Rural Ilha Diana
Data e Hora da Sessão 1: Quinta-feira, 28 de outubro de 2021, às 10h
Local: R. Principal, s/nº., Sítio Ilha Diana, Área Continental – Santos/SP

 

Evento Gratuito
Classificação Livre