Santos

Cães da Guarda Municipal animam clínica para pessoas com autismo em Santos

14/10/2021
Cães da Guarda Municipal animam clínica para pessoas com autismo em Santos | Jornal da Orla

Os cães da Guarda Municipal de Santos fizeram a alegria de mais de 70 frequentadores do Grupo de Avaliação Diagnóstica e Intervenção Inicial – Gadi, uma clínica que presta atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Gonzaga. A apresentação do canil fez parte de uma série de eventos que estão sendo realizados pela unidade em comemoração ao Mês da Criança e ao mês de aniversário da clínica.

 

Com o tema "Pet é meu amigo", o evento teve o objetivo de aproximar as crianças dos animais, levando em consideração o fato de que atividades envolvendo cachorros despertam sensibilidade, tolerância e pertencimento em pessoas com TEA. Na ocasião, o k-9 Logan se apresentou no circuito agility (esporte para cães) e showdog.

 

IMPORTÂNCIA
A psicóloga comportamental e sócia-fundadora da Clínica Gadi, Tatiana Lopes, foi quem realizou o convite ao canil da Guarda. Ela frisa a importância da atividade para o público atendido na unidade. "Além do desenvolvimento das habilidades sociais, do vínculo afetivo e da percepção do outro, também trabalhamos questões de cunho sensorial. Então o toque ao pelo e a diminuição de uma hipersensibilidade tátil, por exemplo, são voltados a uma motivação de vinculação afetiva, porque eles amam essa atividade e, nesse processo de amor, eles se desenvolvem".