Santos

Santos anuncia prêmio e abre agenda intensiva para a saúde da mulher

05/10/2021
Santos anuncia prêmio e abre agenda intensiva para a saúde da mulher | Jornal da Orla

A Campanha Outubro Rosa 2021, de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, está oficialmente aberta em Santos. Como ocorre todos os anos, o alerta no Município também se estenderá à detecção do câncer de colo de útero, por meio do exame papanicolau.

 

Para marcar a celebração do mês, a Prefeitura anunciou o Prêmio Mulher Gilse Francisco, em reconhecimento a pessoas, instituições e empresas que se destacarem nas políticas de defesa da mulher. O projeto de criação da honraria foi simbolicamente encaminhado pelo prefeito Rogério Santos à Câmara Municipal, durante solenidade na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. “Hoje é um dia muito especial para nós de Santos. É difícil falar de Outubro Rosa sem a presença física da Gilse Francisco", reconheceu o prefeito.

 

A homenageada foi presidente do Instituto Neo Mama, que auxilia pessoas em tratamento do câncer, e morreu em maio deste ano, vítima da covid-19.

 

A abertura da campanha reuniu autoridades, familiares de Gilse e voluntários do Neo Mama.  No evento, o presidente do instituto, José Luiz Neto Francisco, apresentou a boneca Vitória que busca mostrar, para crianças, a transformação na imagem de uma mulher que está em tratamento contra o câncer. A cabeça da boneca apresenta cabelo, mas pode ficar careca (como acontece com quem passa por quimioterapia) e também tem um outro tipo de cabelo, simbolizando a recuperação. O primeiro exemplar da Vitória foi entregue à vice-prefeita, Renata Bravo, que reforçou a importância dos exames de detecção ao câncer, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia da covid-19. "É tempo de retomar nossa saúde. A procura por esses exames caiu 13% nesse período".

 

Para o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, "a luta contra o câncer não é nada fácil. Quem já passou por esse problema na família, sabe. Muitas mulheres, na pandemia, deixaram de fazer os exames. Fiquem atentos a isso".

 

CORES E PROGRAMAÇÃO
O Viaduto Paulo Gomes Barbosa, localizado na entrada da Cidade, já adotou a cor rosa em sua programação de homenagens luminosas, entre outras datas também celebradas neste mês. Nos próximos dias, o Paço Municipal José Bonifácio e as palmeiras imperiais da Avenida Ana Costa serão iluminados na cor da campanha.

 

Uma extensa programação está prevista para todo o mês, com mutirões, intensificação de agendamentos de exames e consultas médicas, palestras e ações que promovem o bem-estar.

 

O destaque é o Dia D, em 16 de outubro. Todas as policlínicas estarão abertas, das 8h30 às 16h30, para coleta de Papanicolau, exame das mamas, solicitação de mamografia, ações de promoção à saúde com atividades físicas, palestras e atendimentos de beleza e autoestima. Independentemente do Dia D, as policlínicas intensificarão o atendimento ginecológico às mulheres.

 

Também no dia 16, das 7h às 13h, o Instituto da Mulher e Gestante (Avenida Conselheiro Nébias, 453) terá mutirão de consultas de mastologia (atendimentos agendados para pacientes com encaminhamento). Haverá ainda palestra do mastologista Marco Antônio Dugatto, para pacientes que estão em tratamento de câncer de mama, com orientações sobre os aspectos que devem ser observados, os cuidados com alimentação e esclarecimento de dúvidas. Será ainda inaugurado um mural grafitado pelo artista Catts, oferecido gratuitamente pelo artista.

 

O Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, que comemora 25 anos neste mês, também terá programação, com quatro dias de realização de ultrassom de mamas, palestras e colocação de DIU (dispositivo intrauterino).

 

PROGRAMAÇÃO
(sujeita a alterações)

 

5/10

8h às 13 h – Ultrassom de mamas (30 vagas)

Local: Complexo Hospitalar da Zona Noroeste

Agendamento pelo telefone: 3209-8006

Sem necessidade de encaminhamento. Apenas moradores de Santos.

 

6/10

14h e 15h – Cuidados com a pele e maquiagem (20 vagas)

Local: Complexo Hospitalar da Zona Noroeste

Aberto a qualquer munícipe

 

7/10

15 h – Palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis e AIDS

Local: Complexo Hospitalar da Zona Noroeste

Aberta a qualquer munícipe

 

8/10

14 às 17h – Ultrassom de mamas (20 vagas)

Local: Complexo Hospitalar da Zona Noroeste

Agendamento pelo telefone: 3209-8006

Sem necessidade de encaminhamento. Apenas moradoras de Santos

 

12/10

Orientações sobre colocação de DIU e inscrições para o procedimento

Local: Complexo Hospitalar da Zona Noroeste

 

16/10 – DIA D

8h30 às 16h30 – Coleta de Papanicolau, exame de mamas, solicitação de mamografia, ações de promoção de saúde e atendimentos de beleza

Local: Policlínicas

7h às 13h – Consultas de mastologia

Horário a definir – Palestra com mastologista Marco Antônio Dugatto, para pacientes em tratamento de câncer de mama e inauguração de mural de grafite

Local: Instituto da Mulher e Gestante

 

19/10

11h – Palestra Violência contra a Mulher

Local: Secretaria Municipal de Saúde (para servidoras)

 

20/10

8h – Palestra Outubro Rosa e o câncer de mama

Local: Complexo Hospitalar da Zona Noroeste

20/10

8h à 13h – Ultrassom de mamas (30 vagas)

Local: Complexo Hospitalar da Zona Noroeste

Agendamento pelo telefone 3209-8006

Sem necessidade de encaminhamento. Apenas moradoras de Santos

20/10

Palestra – A importância da vacina contra o HPV

Local: Escolas da rede municipal (para servidores)

 

21/10

14h – Palestra Assédio Moral no Trabalho

Local: Instituto Embelleze (para o público do local)

 

22/10

8h às 12 h – Colocação de DIU

Local: Complexo Hospitalar da Zona Noroeste

(Apenas para quem se inscreveu no dia 12 de outubro)

 

22/10 – 14h às 17h – Ultrassom de mamas (20 vagas)

Local: Complexo Hospitalar da Zona Noroeste

Agendamento pelo telefone 3209-8006

Sem necessidade de encaminhamento. Apenas moradoras de Santos.