Baixada Santista

Cadeiras de rodas ocuparão vagas de veículos no centro de São Vicente nesta terça (21)

21/09/2021
Cadeiras de rodas ocuparão vagas de veículos no centro de São Vicente nesta terça (21) | Jornal da Orla

O ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’ é comemorado nesta terça-feira (21), por isso a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), de São Vicente, promove uma ação de conscientização. A ideia é alertar a população sobre a importância de respeitar os direitos de uma Pessoa com Deficiência (PCD). O evento será realizado das 9h às 12h, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro. 

 
Na ocasião, a Setrans irá preencher algumas vagas de estacionamento, destinadas aos veículos, com cadeiras de rodas. A iniciativa busca ‘inverter a situação’, mostrando que ocupar uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou idosos pode ser prejudicial. 

 
Infelizmente, o desrespeito ainda é comum no dia a dia. Sendo assim, junto às cadeiras de rodas, serão usadas mensagens com frases utilizadas por motoristas que são flagrados desrespeitando as vagas especiais, tais como: "Eu já vou sair, é só um minutinho"; “Volto logo”; “Estou perto, já volto”. 

 
A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. As atividades começaram no último domingo (19), quando os profissionais montaram um pequeno circuito para que os munícipes executassem tarefas simples, utilizando óculos ‘Drunk Buster’. O item simula sintomas de embriaguez. O objetivo foi conscientizar o cidadão sobre a importância de estar sóbrio durante a condução de algum veículo. 

 
Além disso, haverá diversas atividades de conscientização até o fim do mês. Confira a programação: 

 
– Dinâmicas de trânsito voltadas ao público infantil
Local: Rua Santa Cruz, 100 Escola de Educação Infantil Criatitta
Data e horário: 21/09/2021 e 22/09/2021 – 14h30 às 16h30
Os agentes levarão símbolos de trânsito para o meio escolar, como forma de orientar as crianças da rede municipal. 

 
– Dia do Agente de Trânsito
Em alusão à data que homenageia os profissionais, será produzido um vídeo, elencando as funções de um agente de trânsito no dia a dia. 

 
– Dia Nacional do Trânsito
Local: Shopping Brisamar
Teatro filmado em referência à mudança de sinalização em frente ao Shopping Brisamar. A performance levanta a questão de um passageiro que solicita ao motorista de aplicativo que pare no local para desembarcar. Porém, o condutor acredita que não pode parar no local em questão. A partir disso, um agente de trânsito entra em cena e explica o funcionamento da nova sinalização. O vídeo estará disponível nas plataformas de comunicação da Prefeitura.

 
– Dinâmicas de trânsito voltadas ao público infantil
Local: Av Presidente Wilson, 1437 Escola Batista
Data e horário: 27/09 e 28/09 – 08h30 às 10h30 e 15h às 17h