Baixada Santista

Módulos do futuro terminal do Aeroporto de Guarujá começam a chegar à Base Aérea

01/09/2021
Módulos do futuro terminal do Aeroporto de Guarujá começam a chegar à Base Aérea | Jornal da Orla

Guarujá dá mais um importante passo para seu desenvolvimento. Na manhã desta quarta-feira (1º), o primeiro lote dos módulos que formarão o terminal de passageiros do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá acaba de chegar à Cidade. Transportados de Goiás, os equipamentos foram descarregados na Base Aérea, que fica em Vicente de Carvalho e onde será instalado o aeroporto. A ação integra a 1ª fase do contrato firmado entre a Prefeitura de Guarujá e a Infraero.

Nesta primeira remessa, foram despachados quatro módulos, de um total de 21, que devem ser entregues em sua totalidade dentro de 15 dias. De acordo com a Infraero, o terminal foi projetado para atender a demanda de operações simultâneas de até duas aeronaves modelo Caravan – média de 10 a 12 pessoas por aeronvave, ou seja, 20 a 24 passageiros no total.

O terminal modular desmontável será montado próximo à atual entrada da Base Aérea, ocupando uma área total de 302,4 metros quadrados. Segundo a empresa, o projeto prevê salas de embarque e desembarque, áreas para check-in, café, sanitários, escritórios de órgãos públicos, das empresas aéreas e da Infraero, além de estacionamento com 19 vagas.

A previsão é que a primeira fase do aeroporto seja concretizada no primeiro semestre de 2022. “Esse terminal atenderá provisoriamente a operação do aeroporto até que a área definitiva seja instalada. Conforme o cronograma de desenvolvimento da empresa, isso acontecerá na terceira fase”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário.

Atualmente, o Município aguarda os desdobramentos da contratação da 1ª fase do licenciamento ambiental para a supressão de áreas verdes, necessária para a implantação do aeroporto. Paralelamente, a Infraero, contratada pela Prefeitura, aguarda resposta a pedido de verba feito ao FNAC (Fundo Nacional da Aviação Civil) para financiar o cercamento, reforma e infraestrutura da pista de pousos e decolagens.