Significados do Judaísmo

Lauren Bacall, diva do cinema e sua formação como judia

25/08/2021
Lauren Bacall, diva do cinema e sua formação como judia | Jornal da Orla

Na semana que passou comemoramos o yortzait da diva, a atriz Lauren Bacall.

Lauren era imbatível nas telas com o que ficou conhecido como seu "look" característico -cabeça baixa, olhos olhando para cima, sugestivos de uma jovem precocemente sábia sexualmente, brilhando em seus papéis sozinha e ao lado do marido.
 
Lauren Bacall nasceu Betty Joan Perske em 16 de setembro de 1924, no Bronx, Nova York, filha única de Natalie (nascida Weinstein) que trocou legalmente seu sobrenome para Bacall, e William Perske, que trabalhou com vendas. 
 
Seus pais eram judeus. Sua mãe emigrou de Ia?i, Romênia, através da Ilha Ellis. Seu pai nasceu em Nova Jersey, filho de pais nascidos em Valozhyn, uma comunidade predominantemente judaica na atual Bielo-Rússia. 
 
Como filha única, Bacall foi criada na unida família Weinstein. Além de sua mãe, Natalie Bacall (que mudou o sobrenome dela e de sua filha para a versão romena de Weinstein), Bacall era especialmente próxima de sua avó Sophie, tia Renee e tios Charlie e Jack e seus cônjuges. 
 
Seu avô materno, Max Weinstein, havia começado a vida na América como mascate de carrocinhas e rapidamente ganhou o suficiente para comprar uma pequena confeitaria no Bronx. 
 
Enquanto procurava trabalho no teatro, Bacall trabalhou como modelo nas confecções judias da Sétima Avenida.
 
Ela finalmente conseguiu alguns pequenos papéis, mas ainda tinha que sobreviver trabalhando como modelo, desta vez para a Harper’s Bazaar. 
 
Lauren Bacall nunca foi conhecida pelos espectadores como uma "atriz judia". 
 
Na verdade, o primeiro comunicado à imprensa da Warner Brothers sobre Bacall indicava incorretamente que sua família estava nos Estados Unidos há várias gerações e dava a entender que eles pertenciam aos escalões superiores da sociedade (e, portanto, não judeus). 
 
Ciente do preconceito contra os judeus expresso por muitas pessoas no poder em Hollywood, Bacall – uma das poucas protagonistas judias do sistema de estúdio – não proclamou em voz alta suas raízes. 
 
No entanto, de acordo com sua autobiografia, ela sempre se sentiu orgulhosa de sua herança judaica, que estava enraizada principalmente em seu amor pela família Weinstein. Seus valores e identidade como judia foram firmemente fixados por sua educação no meio deles.
 
Ela namorou Kirk Douglas, nascido Issur Danielovitch, quando tinha cerca de 15 anos, e também o ajudou em sua carreira.
 
Ela era prima do ex-presidente israelense Shimon Peres, embora eles não se tenham conhecido até a idade adulta.
 
As pessoas ficavam surpresas ao saber que ela era judia. Cansada de pessoas dizendo que ela não "parecia" judia, ela disse: "E eu pensei, o que há com essa coisa judia? É terrível parecer? Não parecer? Isso significa que você tem que se parecer Shylock? "
 
Certa vez, ela disse que se sentia "totalmente judia e sempre se sentiria", embora também tenha perguntado a Humphrey Bogart, seu marido, se isso era um problema (ele disse que não).
 
Apesar de toda a sua ousadia na tela, a atriz Lauren Bacall passou boa parte de sua carreira timidamente tentando se esquivar do antissemitismo de Hollywood.
 
Bacall era uma democrata liberal convicta e proclamou suas opiniões políticas em várias ocasiões.  Bacall e Bogart estavam entre cerca de 80 personalidades de Hollywood para enviar um telegrama protestando contra as investigações do Comitê de Atividades Não Americanas da Câmara, durante o Macarthismo, sobre americanos suspeitos de aderir ao comunismo. 
 
O antissemitismo do mundo em geral foi particularmente chocante para ela, dada a calorosa atmosfera judaica romena em que ela foi criada. 
 
Mais tarde, em seu livro, ela declararia: “Pensando na minha vida até hoje, o sentimento da família judia permanece forte e me deixa orgulhosa, e por fim, posso dizer que estou feliz por ter vindo disso – eu não trocaria essas raízes – essa identidade. ”
 
Bacall nunca precisou se explicar como judia com suas gerações de fãs fervorosos, que, com razão, a admiraram por quase 70 anos como o epítome de uma mulher independente e obstinada.
 
Essa estrela de primeira grandeza fez mais de 30 filmes, dezenas de peças de teatro e participações na TV.
 
A atriz recebeu indicações de mais de 30 organizações teatrais, cinematográficas e de televisão.
 
Bacall morreu em 12 de agosto de 2014 em seu apartamento no Upper-West Side de Nova York com vista para o Central Park. 
 
Ela tinha 89 anos e acredita-se que a causa da morte tenha sido um derrame. 
 
Uma  verdadeira pioneira da indústria cinematográfica, a influência de Bacall permeia a era moderna.