Porto

Praticagem de SP adota sistema de gestão de emissão de poluentes atmosféricos

13/08/2021
Praticagem de SP adota sistema de gestão de emissão de poluentes atmosféricos | Jornal da Orla

A Praticagem de São Paulo adotou o Programa de Gestão Ambiental, do Instituto Via Green, e se tornou a primeira do país a elaborar um inventário de emissões de gases de efeito estufa.

 

"Entendemos que as empresas devem fazer sua parte e colaborar com essa causa, quanto maior o alcance das metas melhores os benefícios para todos", disse Bruno Tavares, presidente da empresa.

 

O Instituto Via Green é uma organização de pesquisa e desenvolvimento de projetos sustentáveis. A proposta do VGP é reduzir os impactos ambientais negativos relacionados às atividades empresariais, por meio do monitoramento do consumo de água e energia, geração de efluentes líquidos e resíduos sólidos e emissões de poluentes atmosféricos. 

 

Para Tavares, adotar o programa é uma forma de incentivar as melhores práticas e envolver seus colaboradores nessa iniciativa de responsabilidade socioambiental.

 

“Já começamos a identificar e a mudar os pontos necessários para adequação ao VGP em nossa sede, no estaleiro e até em nossas lanchas. Entre as providências tomadas estão aproveitar as águas pluviais, de reuso, usar energia solar no estaleiro e adaptar motores eletrônicos nas lanchas. E vamos continuar repensando processos com o apoio de toda nossa equipe. Sabemos que empresas inovadoras quando investem em sustentabilidade agregam um valor institucional importante à atividade”.