Clara Monforte

Olhos nos olhos com André Azenha

07/08/2021
Olhos nos olhos com André Azenha | Jornal da Orla

ANDRÉ AZENHA é produtor cultural, escritor, crítico de cinema, jornalista, curador, assessor de imprensa e pesquisador…um democrata do acesso à Cultura. É criador e coordenador de vários projetos, entre eles, Projeto Histórias do Cinema, o Santos Film Fest e o CulturalMente Santista, ambos presentes no calendário oficial da cidade. 

 

Quantos livros você lançou? 
 
Ao todo são 7, entre livAo todo são 7, entre livros de poesia e sobre cinema. O primeiro foi junto com a minha mãe, Regina Azenha, que é poetiza, intitulado “Poesia a Quatro Mãos”, que esgotou e, desde então, praticamente de ano e ano sai um rebento novo. 

 
Agora vai sair do forno “Pela primeira vez na TV, uma verdadeira viagem no tempo”?   
 
Isso. Essa é uma ideia nova, porque eu cresci nos anos 80 e não havia internet. Assim, assistíamos os filmes nas sessões de TV aberta, na Globo, no SBT. A ideia é resgatar esta nostalgia com filmes do período da infância da minha geração.

Algum dos seus livros é o preferido?  

Livro é igual a filho. Mas o que vou lançar agora “Pela primeira vez na TV, uma verdadeira viagem no Tempo” gera uma expectativa diferente, principalmente porque eu lembro do meu pai, que andava sempre com um livro de bolso. Isso era muito popular nos anos 80. A minha ideia é exatamente resgatar o conceito do livro de bolso.  

 
Fala do seu projeto “Histórias do Cinema”.  
 
Nasceu como um site, com a ideia de conter textos mais extensos, com tom nostálgico. Relembrar de grandes clássicos, filmes dos anos 60, 70, 80. Acabou virando um canal do Youtube, no qual faço vídeos falando de filmes antigos e entrevisto grandes artistas, diretores, etc. 

 

E para o Santos Film Fest, já tem data marcada?

Sim, em 2022 será de 21 a 28 de junho e presencial com um “braço” virtual, para ajudar a levar o nome de Santos para o mundo. 

 

Quando será o Festival Internacional de Dança?  
 
Será na última semana de outubro, com direção do André Santos e da Juliana Luiza. Hoje é o maior festival de dança do litoral paulista. Esse ano será virtual, mas ano que vem deve ser presencial. É um festival que traz grandes nomes da dança e workshops, movimenta a cidade, a cadeia hoteleira, o turismo, etc.


Dose certa

Renata Garcia de Siqueira Viegas, Reitora da Universidade Metropolitana de Santos, sempre empreendendo, inaugura, neste sábado, dia 7, às 18h00, a Unidade de Pós-Graduação, UP – Unimes Pacaembú, à Rua Desembargador Paulo Passalaqua, n° 110 (em frente ao Estádio Pacaembú), em São Paulo.

 

Maxwell Rodrigues, apresentador do Programa 360°, lança o livro “O Negócio É TER UM NEGÓCIO”, dia 11 de agosto, quarta-feira, às 18h00, no auditório do Grupo Tribuna.

 

Marina Menezes promove mais um “Recicle”, com roupas e acessórios seminovos de qualidade, a partir de $10, do dia 11 ao 14, das 10 às 20h00, na Rua Paraguai n° 155. Marcar horário pelo telefone 13-32845949.


Nada como um dia…

…ATRÁS DO OUTRO. Cada vez mais me convenço do quanto os projetos futuros mirabolantes são inúteis. Acreditar que são planos exatos é o mesmo que enxugar gelo. As coisas transmutam num piscar de olhos. De repente, o nada vira tudo e o tudo, se desfaz.

Por isso, acho que a pessoa tem que ter um pouco de loucura para se tornar livre. Uma vez independente, a aceitação do fluxo da existência torna-se brando e agradável. Nesse clima não há como esmorecer e a sensação é a de prazer.

É interessante fugir da conexão causa e consequência. A vida não pede lógica. Fazer as mesmas coisas aguardando resultados diferentes tem efeito elástico…estica, solta, estica, solta… 

Todos têm uma bússola interna invisível. Direcioná-lá rumo ao equilíbrio com o universo é uma arte. A aceitação do fluxo da realidade é nobre. Subir, mentalmente, na cauda do planeta e partir rumo aos acertos é sabedoria.