Bem-Estar

Conheça o Hochr39oponopono

17/07/2021
Conheça o Hochr39oponopono | Jornal da Orla

Mas para começar, o que significa Ho’oponopono? A palavra “ho’o”  em havaiano significa “cura”e “ponopono”, “arrumar, endireitar”. Sendo assim, podemos traduzir como “corrigir um erro”. 

 

O objetivo é assumir responsabilidade diante dos acontecimentos.  Ao longo de nossas vidas, passamos por  situações de julgamento, mágoas que ficam ficam presas na nossa mente, criando traumas e desequilíbrios emocionais que carregamos com a gente. E isso pode fazer muito mal e nos prejudicar em diversas situações.

 

A prática do Ho’oponono nos liberta desses sentimentos negativos, purificando a nossa mente e liberando espaço para a entrada de boa energias. 

 

Como praticar o ho’oponopono:

 

Como um mantra, a repetição consiste em quatro frases: “sinto muito”, “me perdoe”, eu te amo”, “sou grato” por 108 vezes.

 

O objetivo é guiar o praticante através das quatro etapas sentimentais: arrependimento, perdão, amor e gratidão.

 

Cada frase possui um significado próprio e traz um novo sentimento à tona:

 

Sinto muito: somos responsáveis por tudo o que sentimos, absolutamente tudo.  Essas palavras têm o poder de reconhecer onde falhamos. Seja por um pensamento ou ato para si mesmo ou para outra pessoa

 

Me perdoe: após reconhecer a culpa, você pede perdão. É um momento muito nobre e poderoso, além de sentir-se bem e renovado.

 

Eu te amo: o amor é o combustível do universo. Além de  indicar que amamos nossas memórias e vivências.

 

Sou grato: a gratidão indica o fechamento de ciclos. E de que somos gratos por nosso subconsciente  nos dar a possibilidade  de limpar e curar memórias. 

 

O mantra pode ser feito de acordo com a necessidade de cada um. Você pode fazer o Ho’oponopono quando sentir a necessidade de praticá-lo . Diga seu próprio nome antes das frases.  Confie no mantra e liberte-se.  

 

Para facilitar a contagem das 108 repetições, muitas pessoas utilizam o japamala, que é um acessório de bolinhas, parecido com o terço católico, e traz 108 marcações para fazer a contagem do mantra havaiano.

 

Reflita, pratique e seja muito mais feliz.

 

Lembre-se: A paz começa dentro de você!