Teatro

Direto de Portugal, espetáculo terá sessão online no Fescete

24/06/2021
Direto de Portugal, espetáculo terá sessão online no Fescete | Jornal da Orla

As artes cênicas atravessam o oceano de 8,2 mil quilômetros durante a 25ª edição do Fescete – Festival de Cenas Teatrais. Direto de Vila do Conde (Portugal), ocorrerá a sessão de leitura dramática de 'Maria do Mar' nesta quinta-feira (24), às 16h, dentro da mostra especial de espetáculos do festival mais tradicional do gênero no Brasil. Assista em: https://www.youtube.com/fescete.

 
O drama apresenta a luta de uma mulher das casas marítimas de Vila Chã (Portugal), no início do século 20, para conseguir o sustento de sua família. Filha de família pobre, e abandonada pelo marido que migra para o Brasil, precisa sustentar sozinha as suas três filhas. Manipulando as visões sociais da época sobre o masculino e o feminino, Maria do Mar (Goreti Cruz) conquista sua autonomia econômica e desperta a consciência de seus direitos.

 
Dividido em 15 cenas, a obra será contada por 16 artistas, entre crianças, jovens e adultos, que interpretam personagens com estreita ligação com a história de Vila do Conde. A dramaturgia, pesquisa, direção e edição de imagens são assinadas por Amauri Alves, com assistência de direção de Andréia Silveira, Música Sonora de Flávio Medeiros e comunicação visual de Leonardo Dias Alves.

 
Últimos dias

 
O Fescete segue com programação virtual e gratuita no dia 24 com retrospectiva (às 17h), fórum virtual de teatro lambe-lambe (18h) e encontro de festivais (20h), reunindo membros do Festival Breves Cenas (Manaus/AM), Festival Cenas Curtes (Belo Horizonte/MG) e Mostra de Cenas Curtas (Curitiba/PR). No dia 25, às 19h, o festival contará com a tradicional cerimônia de encerramento e premiação.