Leitura

chr39Poemas para acolherchr39 abrem Movimento Leia São Vicente

22/06/2021
chr39Poemas para acolherchr39 abrem Movimento Leia São Vicente | Jornal da Orla

“Dentro do livro…/ tem partida/ tem viagem/ tem estrada/ tem caminho/ tem procura/ tem destino/ lá dentro do livro”. O poema de Ricardo Azevedo foi um dos vários declamados na abertura do Leia São Vicente, na noite de segunda-feira (21), com transmissão ao vivo pelo Youtube.

A estrofe vai de encontro ao espírito do Movimento, que busca estimular o hábito da leitura e a prática da escrita desde os primeiros anos de vida e estendendo-se para toda a família.

 

Com o sarau “Poemas para acolher”, Camila Chiara e Raquel Vieira deram início à série de cinco lives, que continuam até sexta-feira (25). Os links de acesso estão na programação abaixo, e quem perdeu, pode assistir depois.

 

Mediando o primeiro dia de atividades, a educadora Flaviana Assis iniciou a transmissão destacando que se buscou atender não só os envolvidos com a escola. “A Seduc decidiu fazer as lives em um horário (às 18h30) que pudesse acolher a todos, da comunidade escolar e de outros públicos”, destacou.

 

A secretária de Educação de São Vicente, Nívea Costa Marsili, salientou a importância de momentos como este. “A leitura abre a possibilidade de sonhar novos sonhos e ver um novo mundo.

 

Movimento

Promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), o Leia São Vicente visa a estimular o hábito da leitura e a prática da escrita, ultrapassando os muros das escolas e alcançando os lares vicentinos.

 

Com o tema “Ler para acolher”, a edição deste ano oferece uma série de cinco contações de histórias, que podem ser acompanhadas pelo Youtube até sexta-feira (25) – confira os links de acesso no cronograma abaixo.

 

A cada dia, uma especialista aborda uma história diferente. As outras contadoras são Damiana Albuquerque (dia 22), Vânia Andrade (dia 23), Cristiane Oliveira (dia 24) e Regina Travassos (dia 25).

 

Em meio aos cuidados necessários devido à pandemia, o Leia São Vicente incentiva a participação dos alunos, pais, irmãos e demais familiares a assistirem, juntos, às apresentações via internet.

 

Na sexta-feira (25), no “Dia D” do Movimento, as escolas estarão mobilizadas para trabalhar ações com os alunos, que serão divulgadas nas redes sociais das unidades usando #MovimentoLeiaSV21.

 

O segundo momento do Leia São Vicente deste ano está programado para o mês de novembro.
 

 

Confira a programação:
 Terça-feira – 22/6 – 18h30 – “Nem toda menina gosta de cor-de-rosa”

LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=m-vCFnv4ow8

Contadora – Damiana Albuquerque – Formada em Justiça Restaurativa, graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Direito Educacional, em Jogos Cooperativos e Cultura de Paz. Foi proprietária das Escolas de Educação Infantil Crescer e Ser e TIC TAC tempo de aprender. Trabalha na Prefeitura de São Vicente como Assistente de Direção e professora de Educação Básica 1, foi Secretária Municipal de Educação e em sua gestão criou o primeiro núcleo de Cultura de Paz da cidade de São Vicente da qual fez parte até 2020. É facilitadora de Círculos Restaurativos e de Cultura de Paz.
 

Quarta-feira – 23/06 – 18h30 – “Botão da Alegria”

LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=Q7TOBB2GXwU

Contadora – Vânia Andrade – Professora de Ensino dos Anos Iniciais do Fundamental I de São Vicente/SP desde 2013 e escritora de literatura infantojuvenil. Possui dois livros publicados com certificado International Standard Book Number (ISBN): “Árvore do sucesso” e “O Botão da Alegria”, Em breve, lança O Cofre Lelecão. Pós-Graduada em Arte na Educação e Educação Especial, licenciada em Artes Visuais e Pedagogia. Possui título de Professora de Educação Infantil das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Magistério) pela Secretaria Municipal de Educação de Heliópolis-BA. É uma apaixonada por projetos de incentivo à leitura, ama ler e contar histórias. Ganhadora do 1º Festival de Contação de História (Plataforma Jair Moreira).
 

Quinta-feira – 24/06 – 18h30 – “Douglas quer um abraço”

LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=mAydz8lDA5I

Contadora – Cristiane Oliveira – Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, A arte de contar história e Alfabetização por meio da contação de história. Participou do projeto Mais Educação em escolas por cinco anos e trabalha com o projeto Resgatar Valores, incentivando a leitura nas escolas e comunidades. É dona do canal do Youtube “Histórias com Tia Cris”. Autora do livro A Borboleta Nina e o Laço Azul, lançado esse ano. Para ela, “investir na infância é fundamental porque criança não será criança para sempre”.
 

Sexta-feira – 25/06 – 18h30 – “O Mundo das Letrinhas” e ”Sonhando com as Letrinhas”

LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=bTA2zGXR8AQ

Contadora – Regina Travassos – Professora aposentada de Educação Artística da Rede Estadual de São Paulo e Coordenadora do Projeto Cultura de Paz do Município de São Vicente. Ministra aulas de Pós-Graduação na Educacional Baixada Santista. Possui formação acadêmica em Música no instrumento Piano, Educação Artística, Pedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Participou de diversos cursos e eventos como a XVIII Feira Internacional do Livro em Paris-França e do Congresso Nacional de Educação Infantil em Brasília. Foi Diretora de Educação Infantil em um período histórico em São Vicente, quando coordenou a implantação de setenta e três unidades de creche na cidade. Foi apresentadora, por dois anos, do programa de televisão Folha Educativa na TV. Escreveu os livros "Jardim de Flores da Infância" em 2009, "Contos de Malecon" em 2013, "Peripécias de uma Caloura em Campanha" em 2017 e "0 Mundo das Letrinhas" em 2018. Vivenciando tempos diferentes em 2020, viu a possibilidade de se dedicar ao que mais acredita: a educação de nossas maravilhosas crianças.