Estilo

Escola de moda em Santos abre inscrições em três cursos

19/05/2021
Escola de moda em Santos abre inscrições em três cursos | Jornal da Orla

Em uma sala do Fundo Social de Solidariedade (FSS) repleta de moldes, manequim, tesouras, linhas e agulhas, a moradora do Saboó, Maria Aparecida Cerrato, 58 anos, toda orgulhosa, exibe duas saias retas em sarja nas cores bege e azul, preparadas pelas suas próprias mãos. Ela é uma das dez alunas que receberam, na terça-feira (18), certificado de participação no curso de qualificação profissional de modelagem básica feminina – módulo I, da Escola de Moda do FSS.

 

Feliz da vida com o certificado nas mãos, ela conta que o curso a motivou a comprar uma máquina de costura. "Não faltei um dia sequer. Foi uma terapia para mim. Já estou fazendo pequenos serviços na minha casa como barra e apêndice”, diz ela, que junto com a cunhada também começou a fazer máscaras para vender. “Costurar foi a melhor coisa que fiz na pandemia”.  

 

O curso presencial iniciado em janeiro seguiu todos os protocolos de prevenção à covid-19, como distanciamento social, aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel aos participantes, agora aptos para o mercado de trabalho. “É uma forma de ajudarmos as pessoas a enfrentar a crise e o desemprego que estão aí com a pandemia, gerando autonomia financeira”, afirma a presidente do Fundo Social, Maria Ignez Barbosa.

 

TIPOS DE SAIAS
Em 40 horas de capacitação, as participantes aprenderam a fazer todos os tipos de saias – lápis, reta, evasê e godê, explica a professora de corte, costura e modelagem, Janaina Klein, que é gestora de moda e mestre em Ecologia. “Elas aproveitaram muito e ensinei a fazer máscaras. Aprendi muito com elas também. A troca de experiência é sempre muito importante”, disse.

 

NOVAS INSCRIÇÕES
A partir de segunda-feira (24), o Fundo Social abre inscrições para 26 vagas em três novos cursos de qualificação profissional da Escola de Moda: corte e costura (costura básica), modelagem (módulo II) e pedraria. Interessados devem ter acima de 18 anos, serem residentes de Santos e ter renda até dois salários mínimos.

 

Devem comparecer na sede do FSS (Av. Conselheiro Nébias, 388), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com cópias do RG, CPF e comprovante de residência. As inscrições seguem até encerrarem o número de vagas.

 

O de modelagem (módulo II) começará dia 1º de junho, enquanto o de corte e costura (costura básica), dia 10 de junho. Em ambos serão duas turmas (manhã e tarde), cada uma com cinco vagas e com aulas uma vez por semana no FSS. Já o de pedraria, com seis vagas, será em um único dia (18/06), das 13h às 17h.