Notícias

Butantan antecipa entrega de 600 mil doses da Coronavac ao Ministério da Saúde

28/04/2021 Da Redação
Butantan antecipa entrega de 600 mil doses da Coronavac ao Ministério da Saúde | Jornal da Orla

São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) a liberação de mais 600 mil doses da vacina do Instituto Butantan contra o coronavírus que serão enviadas nesta sexta-feira (30) ao Ministério da Saúde. Já foram entregues 41,4 milhões de vacinas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) e com a entrega antecipada, prevista anteriormente para o dia 3 de maio, serão 42 milhões.

“Inicialmente esta entrega estava prevista para o dia 3 de maio, mas graças ao trabalho em quatro turnos de profissionais do Butantan, nós conseguimos antecipar e nesta sexta-feira estaremos entregando ao Ministério da Saúde mais 600 mil doses da vacina do Butantan. São mais 600 mil vidas que serão salvas com a vacina que hoje representa 84% de todas as vacinas disponíveis no Brasil”, disse o governador João Doria.

 

No mês de março foram disponibilizadas ao Ministério da Saúde 22,7 milhões de doses, em fevereiro foram 4,85 milhões e em janeiro mais 8,7 milhões de unidades. Em abril, até o último dia 19, foram liberadas 5,2 milhões de doses.

 

“Nós temos todo o senso de urgência, essa solicitação da entrega antecipada aconteceu exatamente porque alguns estados estão com dificuldades com a segunda dose, que não é o caso de São Paulo que tem a 2ª dose para todas as pessoas que tomaram a 1ª, mas dentro dessa necessidade vamos antecipar na medida do possível toda a produção”, disse o diretor do Butantan, Dimas Covas.

 

O Instituto Butantan recebeu no dia 19 de abril uma remessa de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de novas doses da vacina contra o coronavírus. Ao todo foram recebidos 3 mil litros para a produção de 5 milhões de doses da Coronavac. O Instituto está em tratativas da Sinovac para receber um novo lote de insumos, com no mínimo mais 3 mil litros.

 

O Butantan ainda trabalha para entregar mais 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, mais de 80% das vacinas disponíveis no país contra a COVID-19 são do Butantan.