Estilo

Semana Fashion Revolution debate moda consciente e sustentabilidade

19/04/2021
Semana Fashion Revolution debate moda consciente e sustentabilidade | Jornal da Orla

A Semana Fashion Revolution, que acontece em abril em mais de 100 países, neste ano será entre os dias 19 e 25, em formato digital. O movimento foi criado após o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu em 24 de abril de 2013 e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.

A partir desta tragédia surgiu, nas redes sociais, a campanha #QuemFezMinhasRoupas para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo.

 

Realizado inicialmente em 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e se tornou a Semana Fashion Revolution. No Brasil, o movimento atua há sete anos.

Confira a programação Baixada Santista: 

19/4, 19h, YouTube da Unisantos.
Mesa Redonda "Fashion Law e sua importância para moda consciente"
Participantes da mesa: Flávia Nascimento,  advogada, presidente da Comissão de Fashion Law da OAB Santos, professora universitária. Juliana Cassimiro,  advogada especializada em Fashion Law. Nathalia Rodrigues Velloso de Freitas, embaixadora do Fashion Revolution. Beatriz Ferreiro, Designer de Moda e idealizadora da marca Biaquefez.

 

20/4, 16h, Instagram
Live "Redesign para uma moda mais regenerativa" com Aline Cassiane Curzi,  estilista upcycler,  que trabalha com moda regenerativa em seu ateliê 
 

21/4, 20h, Instagram
Live "Como garimpar roupas em brechós" com a professora e produtora de moda Julia Simões,  proprietária da Castelinho.
 

22/4, 20h, YouTube da Unisantos
Mesa redonda "Joalheria contemporânea: Corpo, Moda e Meio Ambiente"
Participantes: Cibele Muraro, administradora de empresa e curadora da Cilab22, coordenará a mesa com os joalheiros santistas Lívia Dias, Wallace Nogueira, Lilian Olivé, Sérgio Scazufca, Gabriela Pinheiro e a arte educadora Laura Ribeiro.  
 

23/4, 17h, Instagram
Live "Costura como empoderamento – Case da Escola de moda do Fundo Social de Solidariedade de Santos"
A gestora em moda e professora de costura do Fundo Social de Solidariedade de Santos  Janaina Klein fala sobre como a costura pode contribuir para o empoderamento feminino.
 

24/4,17h, Sympla
"Mesa redonda: Como a comunicação pode contribuir para uma moda mais ética" 
A jornalista especializada em moda Suzana Elias Azar conversa com a consultora de moda e influenciadora Marcéli Paulino; com a embaixadora do Fashion Revolution Brasil em Santos, Nathalia Velloso; e com a designer de moda Beatriz Ferreiro.

 

25/4, 20h, Instagram
Live "Revolução sistêmica na moda"
Karla Ransdorf é idealizadora da marca Aviva Solos, designer para sustentabilidade e consultora de projetos socioambientais.