
O preenchimento labial é um tratamento estético realizado para aumentar o volume labial, melhorar a projeção ou definir seu contorno. Apesar de terem objetivos em comum, existem várias técnicas e substâncias que podem ser usadas.
A escolha da técnica de preenchimento labial que será realizada depende da avaliação de um especialista, que pode ser o dermatologista ou cirurgião plástico. É essencial considerar as especificidades do caso para essa definição.
Quem pode fazer o preenchimento labial?
O preenchimento labial consiste em um procedimento estético recomendado para pessoas que estejam insatisfeitas com a aparência dos lábios. Em geral, a indicação do tratamento é feita para homens e mulheres com mais de 18 anos que acreditam que os lábios não são harmônicos com a face, que são pouco volumosos ou que são assimétricos.
Destaca-se que existem algumas contraindicações ao tratamento, como gestantes, lactantes, pessoas com doenças autoimunes, pacientes com alergia a algum componente da fórmula ou pessoas com infecções de pele ativas na região, como herpes.
Como é feito o preenchimento labial?
A técnica e substância usadas no preenchimento labial influenciam como o procedimento será realizado. Tratamentos com ácido hialurônico ou colágeno, por exemplo, utilizam agulhas específicas para aplicação da substância. Esses procedimentos apresentam resultados temporários, mas costumam ser os mais indicados por conta da segurança oferecida e dos resultados alcançados — que têm aspecto muito natural.
O preenchimento com gordura autógena, por sua vez, envolve a retirada de gordura do próprio paciente. Em geral, a gordura sai de regiões como culotes ou joelho e é aplicada nos lábios por meio de microcânulas.
Também existem técnicas definitivas, como as que utilizam metacrilato (PMMA). No entanto, devido à falta de segurança e riscos de complicações, essas opções são contraindicadas pelos especialistas.
Quais os resultados alcançados?
Apesar de terem duração de cerca de 12 meses, os tratamentos usando ácido hialurônico ou colágeno são muito utilizados, pois garantem um resultado mais natural e esteticamente agradável. Essas substâncias já se encontram naturalmente no organismo, de forma que os riscos de complicações e rejeições são consideravelmente menores.
Em um tratamento de preenchimento labial, por exemplo, a quantidade de ácido hialurônico usada é de, aproximadamente, 1ml o que garante um resultado natural e harmônico. Já nos tratamentos com gordura autógena, o especialista aplica uma quantidade um pouco maior da substância, pois cerca de 40% dela é reabsorvida pelo organismo. O resultado é mais duradouro, mas por se tratar de células adiposas elas podem expandir ou retrair de acordo com a tendência da paciente a engordar ou emagrecer.
Qual profissional pode fazer o preenchimento labial?
A realização do preenchimento labial com um profissional especializado é fundamental para que haja mais segurança durante a técnica e para que os resultados sejam mais satisfatórios. Os únicos profissionais que podem fazer este tratamento com ácido hialurônico ou colágeno são os dermatologistas e os cirurgiões plásticos, de forma que qualquer profissional não habilitado ou especializado deve ser evitado.
Esse cuidado na escolha do profissional é fundamental para que o paciente alcance resultados mais satisfatórios com o tratamento, minimizando as chances de complicações e com um atendimento e procedimento personalizado às suas necessidades. Procure o dermatologista de sua confiança para saber mais sobre o preenchimento labial.
Deixe um comentário