Notícias

Dieta Enteral: Entenda o que é e qual a importância

03/03/2021
A Dieta Enteral é uma nutrição em forma líquida aplicada para pessoas acamadas, com debilidade física ou ainda por ocasião de uma cirurgia de cabeça e pescoço onde a alimentação oral de alimentos sólidos não é possível.

 

O principal objetivo da Dieta Enteral é manter ou recuperar a saúde nutricional do paciente, já que todos os nutrientes de uma alimentação oral são mantidos.

 

As dietas usadas na nutrição enteral, que são administradas no hospital ou em casa, são chamadas de fórmulas. Elas podem ser produzidas de forma caseira ou adquiridas em comércio especializado.

 

 

Quais são os tipos de dieta enteral?

 

A dieta enteral visa atender as necessidades específicas de cada paciente. Para isso, é classificada em variados tipos de nutrição, que necessitam de diferentes formas de acesso.

 

O tipo de dieta é indicado pela equipe médica e nutricionistas especializados, avaliando o quadro de cada paciente. Alguns dos tipos de dieta enteral, são:

 

  • Hipercalórica
  • Hiperproteica
  • Normocalórica

 

 

Tipos de Alimentação Enteral

 

A alimentação enteral escolhida pode ser dividida em duas categorias. Dieta Caseira e Dieta Industrializada. Mas afinal, qual é a melhor?

 

As duas vão atender o paciente na qualidade nutricional necessária. Embora você possa optar pela caseira e manipular os próprios alimentos em casa, é recomendado que se tenha um nutricionista acompanhando todo o processo a fim de garantir os níveis de nutrição receitados para o paciente.

 

Já alimentação enteral industrializada, existe um padrão rigoroso de produção que garantem a qualidade da alimentação. Você pode adquirir na internet, no entanto recomenda-se que procure uma empresa local que indique o produto certo para seu parente.

 

De acordo Yuri Esaú, diretor da Sanesnutri, empresa especializada em Dieta Enteral em Santos, existem no mercado centenas de opções, o que gera dúvidas dos clientes na hora de decidir qual melhor.

 

“Nossa equipe conta com especialistas em dieta enteral, além de nutricionistas para acompanhamento e definição do melhor tratamento para cada pessoa. Normalmente quando esse paciente acabou de receber alta médica, ele já chega com a receita pronta. Em outros casos damos total suporte na recomendação do produto ideal”, comenta Yuri.

 

 

Formas de administrar a dieta enteral

 

A escolha da de como será a introdução da dieta, assim como do período em que a nutrição enteral será administrada, é de responsabilidade médica

 

A administração por sonda pode ser introduzida por três diferentes vias de acesso, são eles:

 

Via nasoenteral: a sonda é introduzida pelo nariz e posicionada no estômago (sonda nasogástrica) ou posicionada no intestino delgado (sonda nasoentérica).
 

Gastrostomia: a sonda é acoplada cirurgicamente no abdômen e direcionada ao estômago.
 

Jejunostomia: a sonda é acoplada cirurgicamente no abdômen e direcionada ao intestino.

 

 

Passo a passo: Entenda quais os equipamentos usados e como manusear

 

Quando o paciente está em sua residência, sem auxílio de um home care, os próprios parentes acabam sendo responsáveis pelo manuseio e aplicação da alimentação líquida.

 

Yuri alerta que o procedimento deve ser feito com bastante cuidado e em locais apropriados.

 

“Todos nossos clientes recebem na loja uma cartilha de como deve ser manipulado cada equipamento. Além disso nossa equipe sempre está à disposição, seja na loja, por whatsapp ou até mesmo indo na casa do paciente para orientações gerais. Usamos nosso canal no youtube para gravar vídeos explicativos. Fica muito mais fácil do parente ou pessoa responsável entender o passo a passo, finaliza Yuri”

 

O vídeo a seguir mostra os equipamentos usados para uma dieta enteral e como manusear