Cinema

Cine Arte comemora 30 anos com exibições de curtas-metragens

16/03/2021
Cine Arte comemora 30 anos com exibições de curtas-metragens | Jornal da Orla

A sala de cinema mais charmosa de Santos, o Cine Arte Posto 4 completa 30 anos de história em 2021, sempre impulsionando as produções cinematográficas regionais, nacionais e internacionais. Em razão das restrições da pandemia de covid-19, o espaço está fechado, mas a Secretaria de Cultura da cidade programou diversas atividades para celebrar a data neste ano. 

 
A primeira delas será o projeto 'Hoje é Dia de Curta – Online – Especial Mulheres'. A partir desta sexta-feira (19), às 19h, serão exibidos curtas-metragens dirigidos por 11 cineastas da região, em homenagem ao Mês da Mulher, no canal Cultura Santos.

 
Para o coordenador de Cinemas da Secult, Ricardo Vasconcellos, “o projeto Hoje é Dia de Curta é uma importante janela de exibição para a produção cinematográfica regional e, neste mês, nada mais gratificante do que poder abrir espaço para o olhar feminino das cineastas da Baixada Santista”.

 
Programação
 
De 19 a 25 de março 

'Sutura' – Direção: Larissa Melo
'Pescadores de Palavras' – Direção: Madeleine Alves
'Número Um' – Direção: Marcela Akaoui
'Vá como seu namorado não fosse gostar' – Direção: Iasmin Alvarez
'O Primogênito' – Direção: Beatriz Yomoto
 

De 26 de março a 1º de abril 
'Anamnese' – Direção: Daniela Yoshikawa e Monica Donatelli
'Árvore' – Direção: Fabiana Conway e Gabriella Drumond
'Vou sair para catar gente' – Direção: Cibele Appes
'Sem Título – Técnica Mista' – Direção: Madeleine Alves
 
 
Cine Arte Posto 4
Inaugurado em 8 de novembro de 1991, o Cine Arte Posto 4 é um espaço reservado a filmes de arte, exibindo produções cinematográficas de diversos países. O local foi criado para suprir a falta de cinemas reservados aos filmes de arte, constantemente ignorados nas salas comerciais. Sua sala de projeções recebeu o nome de Rubens Ewald Filho, em homenagem ao reconhecido crítico de cinema nascido em Santos. 
 

Na sessão inaugural do Cine Arte Posto 4 foi exibido o filme 'Asas do Desejo', do cineasta alemão Win Wenders, ganhador do prêmio de direção no Festival de Cannes, em 1987.