Clara Monforte

Olhos nos olhos com Brasil Araújo Augusto

20/02/2021
Olhos nos olhos com Brasil Araújo Augusto | Jornal da Orla

BRASIL ARAÚJO AUGUSTO não é somente um dos mais tradicionais “coiffeur” de Santos, mas também um exímio “chef” de cozinha, para ele, uma diversão entre amigos. Sabe fazer de tudo, mas, a sua especialidade é a super pedida “paella” e, por isso, pesquisou a fundo esse delicioso prato espanhol.

 

Como e onde nasceu a Paella?

Brasil – A paella nasceu em Valência, na Espanha. Um casal muito pobre vivia num vilarejo, onde os habitantes queriam fazer festas e não tinham dinheiro. Os amigos da aldeia reuniram-se e cada um contribuiu com animais que criavam…aves, porco, coelho, frango e outros.

 

E a Paella com frutos do mar?

Brasil – Quando esse prato chegou ao Brasil, passou a ser feito com frutos do mar, tornando-se uma comida brasileira, embora, em Valência, quando era feito em cidades à beira-mar, também colocassem frutos do mar.

 

Quais outros tipos de paella existem?

Brasil – Tem vários. Destaco a mista, onde se agrega as carnes; há a paella negra com frutos do mar e tinta de lula; há, também, uma variante…ao invés de arroz , é feita com “fidúcia”, um macarrão bem fininho, tipo aletria, usado entre nós.

 

A paella preparada por Brasil

 

Qual o lugar adequado para fazer paella?

Brasil – De preferência na “paellera”, ao ar livre, no fogo a lenha, longe da cozinha porque pela tradição é feita por homens e só os filhos do sexo masculino deveriam aprender, sem prejudicar a virilidade masculina. Os homens não entravam na cozinha.

 

Quando a paella deve ser servida?

Brasil –  É um prato festivo, demorado de fazer, que se completa sozinho com arroz, uma herança árabe da região de Valência. A paella é a “vedete” do almoço. O ideal é que as pessoas se sirvam direto da “paellera” à vontade, num clima de descontração.

 

Qual o segredo para a paella que você faz se diferenciar de outras?

Brasil – Em cada momento que a paella é feita, tem a ordem correta de colocar os ingredientes. Se errar, por exemplo, colocar o camarão no começo, ele desaparece. O ingrediente principal é o açafrão que deixa o arroz amarelinho e gostoso. Destaco que a cada porção de arroz que coloco, falo o nome de uma a uma das pessoas que comerão, personalizando e enviando boas energias através da paella.

 

Recordações Carnavalescas

Confira galeria de fotos

 

Momentos

Momentos bons e ruins fazem parte da vida. A diferença é que os ruins ensinam e os bons marcam o nosso coração e se tornam inesquecíveis. 

Trazem paz, muita alegria, reciclam as energias, despertam o prazer pela vida, nos fazem valorizar as mínimas coisas e renovam nossas forças.

Amigos especiais nos trazem momentos especiais, nos fazem sorrir, nos mostram que conflitos não valem a pena, nos fazem sentir capazes de deixar partir aquilo que não nos faz bem e tudo o que não podemos mudar.

Partindo daí, isso é felicidade?

Felicidade é uma coleção de vários momentos com pessoas do bem, que querem estar ao nosso lado pelo simples fato de nós amarem e serem amados por nós.

O fantástico é agradecermos a vida, a maior riqueza que possuímos, termos fé para sermos cada vez melhores e estarmos sempre com alguém que saiba fazer de um pequeno instante um grande momento.