Baixada Santista

Guarda Ambiental de PG reforça ações no Parque Estadual Serra do Mar

09/02/2021
Guarda Ambiental de PG reforça ações no Parque Estadual Serra do Mar | Jornal da Orla

O Setor Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande tem intensificado as ações de fiscalização do acesso e de uso do Parque Estadual Serra do Mar, localizado na Cidade, após registros de descumprimentos. No último final de semana, equipes impediram que uma ‘rave’ fosse realizada no local.

 

De acordo com o inspetor do Sepam, Fábio Rogério Marques, o trabalho tem sido realizado em conjunto com a Fundação Florestal, que administra a Unidade de Conservação; a Polícia Militar Ambiental; e a Sabesp, além do Sepam.

 

Ele explicou que o reforço na fiscalização ocorre no momento em que a administração do parque promoveu a sinalização das trilhas, colocou em funcionamento um centro de visitantes e disponibilizou guias para a atividade que deve ocorrer com prévio agendamento. As trilhas oficiais acompanham os condutos que são provenientes da adutora da Sabesp.

 

No sábado (6) uma ação específica foi realizada após a identificação de um grupo que estava organizando uma ‘rave’ no parque por meio de redes sociais. As equipes conseguiram impedir que o evento fosse realizado, controlando o acesso de pessoas no local durante todo o final de semana.

 

O banho de cachoeira não é autorizado devido ao risco de comprometimento do abastecimento de água, acidentes como quedas, afogamentos e outros. "O acesso clandestino ou em desacordo com as regras do parque imputa ao infrator as sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais. O Parque é de todos nós e todos nós devemos cuidar. Cuidar é respeitar suas regras, os limites de visitação, não retirar nada e não deixar nada. A água que abastece a Cidade nasce na Serra do Mar e não da torneira da nossa casa”.

 

Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.