Todas as 86 escolas municipais de Santos realizaram reuniões com as famílias dos alunos desde o último dia 29, de forma remota ou presencial, a fim de orientá-las sobre o retorno gradual das aulas presenciais e os protocolos sanitários necessários para evitar o contágio da covid-19.
A partir desta segunda-feira (8), as classes de jardim, pré-escola, fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos começam em formato híbrido (presencial + remoto). Até 12 de fevereiro, jardim, pré e 1º e 2º anos farão período de adaptação, com permanência de até 1h30.
As salas de maternal I e II seguem de forma remota até 19 de fevereiro e, no dia 22, entram no sistema híbrido, fazendo o período de adaptação até o dia 26. Os berçários I e II só iniciam as aulas híbridas em 8 de março, realizando a adaptação até 12 de março.
Na unidade ‘Dos Andradas’ (Aparecida) houve círculos de acolhida com os pais e responsáveis por alunos durante toda esta semana. Sexta-feira (5) foi o último dia da série de reuniões divididas por classe, em horários diferentes, a fim de respeitar o distanciamento social.
A diretora da escola, Márcia Cristina de Oliveira, falou sobre os dias de retorno híbrido, atividades remotas, uso de máscaras e todos os cuidados necessários para a segurança da comunidade escolar.
A acolhida aos pais também contou com alguns minutos de exercícios de relaxamento, propostos pela representante da Justiça Restaurativa Marta Ribeiro. Ela incentivou os participantes a falar sobre suas angústias em relação à pandemia e sugeriu que escolhessem uma palavra encorajadora. O resultado ficará exposto em um mural na unidade.
ATENDIMENTO
A Secretaria de Educação programou um escalonamento para o início presencial, levando em consideração a faixa etária do aluno, sendo que cada unidade atenderá presencialmente 20% da capacidade por dia, durante até 4h, atendendo, ao final da semana, 100% dos estudantes. Os demais dias de aula serão remotos. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o atendimento presencial será três vezes por semana, por até 3h/dia.
Os professores terão a jornada dividida em duas vezes presenciais e três remotas, com exceção dos que atuam com a EJA, que farão ao contrário (3x presenciais e 2x remotas). Todos os profissionais que tiverem comorbidades ou que tenham mais de 60 anos poderão atuar exclusivamente de maneira remota.