Economia

A Black Friday 2020 foi o evento comercial mais virtual dos últimos anos

04/02/2021
A Black Friday 2020 foi o evento comercial mais virtual dos últimos anos | Jornal da Orla

Ainda que com a situação econômica fraca, a Black Friday 2020 foi a melhor dos últimos anos, superando inclusive datas importantes como o Dia das Mães e o Natal de 2019. Os consumidores priorizam as compras em lojas virtuais por conta da quarentena e do distanciamento social, embora tenha havido muitas vendas nas lojas físicas também.

 

 

É evidente que a Covid-19 mudou o comportamento dos consumidores e a situação econômica de diversas lojas que, diante da quarentena, tiveram que fechar o local físico e investir em uma loja online para realizar as vendas dos produtos de forma virtual. 

Desse modo, os consumidores brasileiros voltaram para as compras online. Ao longo das semanas, as pessoas foram entendendo que era possível conseguir tudo através da internet, e começaram a comprar os produtos nas diversas páginas web das lojas onde costumavam comprar presencialmente. 

Por esse motivo, a expectativa de uma Black Friday bem sucedida para os varejistas era grande. E a realidade demonstrou que as vendas superaram as expectativas! Foram milhões de pedidos de produtos, serviços e alimentos em um evento que, é possível afirmar, foi o mais virtual da história comercial brasileira.

O marketing digital teve um papel importante

Quando todas as pessoas se voltaram ao mundo virtual, conectadas na internet para obter informação do mundo, conexão com pessoas queridas, procurar entretenimento e pesquisar produtos ou serviços gerais, os varejistas redobraram as apostas no marketing digital.

 

 

É evidente que essa estratégia foi muito bem sucedida. Os consumidores receberam todo tipo de informação sobre promoções e cupons de descontos nas diversas redes sociais que visitaram diariamente, como é o caso de Facebook, Instagram e Twitter.

Efetivamente, as redes sociais ajudaram a alavancar as vendas através da publicidade online, bem planejada pelas diversas lojas participantes desta Black Friday. Quem entrasse em ao menos uma dessas redes, recebia a publicidade quase que instantaneamente.

Mas, além disso tudo, os consumidores brasileiros, já acostumados pela pandemia a fazer as compras no conforto do lar através do computador ou do smartphone, sabendo da proximidade da Black Friday 2020, começaram a pesquisar cedo e a tentar encontrar cupons de descontos para realizar a compra do produto desejado.

Quais foram os produtos mais cobiçados e mais vendidos

Na era digital e graças ao avanço da tecnologia, não há muito para duvidar: todo objeto relacionado com a tecnologia é muito cobiçado, e isso vai em aumento constante! Por esse motivo, não é de se surpreender que os smartphones foram os produtos eletrônicos mais vendidos.

Independentemente de marcas e de companhias telefônicas, os dispositivos móveis foram muito cobiçados –e vendidos!– neste evento online. Mas não podemos deixar de lado as TVs e Smart TVS, os laptops e os jogos como Playstation e xBox: tudo teve grande apelo e sucesso de vendas.

 

 

Os eletrodomésticos também tiveram o seu papel importante nesta ‘feira e-commerce’: produtos como geladeiras, fogões, microondas e máquinas de lavar também  foram produtos desejados e comprados.
Certamente, as pessoas souberam pesquisar e encontrar as melhores ofertas, conseguindo aquilo que almejavam a um preço menor. E tudo deu certo.

Envio dos produtos e formas de pagamento ajudaram ao sucesso

Ter a possibilidade de pagar mais barato por um objeto que, em épocas normais, é caro, foi uma das razões da espera por esta Black Friday tão especial. Por outro lado, a possibilidade de pagar em parcelas ajudou muitos consumidores a decidir uma compra que, de outro modo, seria praticamente impossível. 

Pagar com cartão de débito e conseguir um desconto maior por isso foi uma das opções de pagamento, como também pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros. Numa época de dificuldade financeira geral, todo mundo ficou beneficiado: o consumidor que conseguiu comprar aquilo que queria a um preço menor, e o varejista, que conseguiu vender os seus produtos, evitando ficar com eles no depósito.

As formas de envio também tiveram um papel importante: o consumidor compra e quer o produto na hora! Mas o sistema que foi mais utilizado, e com sucesso, foi o Sedex dos correios.

Em algumas cidades, o envio porta a porta funcionou perfeitamente, bem como outros serviços de entrega das próprias lojas.

 

 

 

 

 


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