O Morro São Bento recebeu, na quinta-feira (28), vistorias técnicas do programa Viva o Bairro, voltadas especialmente às obras de contenção de encostas e reconstrução de redes de drenagem, que devem ser concluídas ainda neste semestre e representam investimentos de R$ 5,6 milhões do Município e do governo do Estado.
Os maiores serviços estão sendo executados no encontro das ruas São Bernardo e São Manoel, na Avenida São Cristóvão e na Rua São Caetano, incluindo escadas hidráulicas e contenção de solo. O objetivo é reparar o sistema de escoamento das águas pluviais e prevenir deslizamentos como os que ocorreram em março de 2020.
Outros pontos visitados foram a Avenida Santo Antônio do Valongo e as encostas entre as ruas Santa Valéria e Santa Marta, onde intervenções para contenção do morro foram realizadas no valor de R$ 16,7 milhões, todas já concluídas.
A vistoria contou com a presença da vice-prefeita Renata Bravo, do ouvidor municipal, Rivaldo Santos e de técnicos das secretarias de Serviços Públicos (Seserp) e Infraestrutura e Edificações (Siedi).
PROGRAMA
Por conta da pandemia de covid-19, as audiências presenciais do Viva o Bairro foram substituídas por consultas públicas realizadas por agentes da Ouvidoria Transparência e Controle (OTC), que percorrem as comunidades para registrar solicitações. Nesta primeira fase do programa, os munícipes podem participar também por meio da Ouvidoria Digital.
Na segunda etapa, a Prefeitura promove vistorias técnicas em locais indicados pela população como a realizada nesta quinta-feira no Morro São Bento.
Manifestações dos moradores e pareceres dos técnicos do Município são encaminhados às subprefeituras para inclusão nos mutirões de serviços, que consistem na terceira e última etapa do programa. Respostas e prazos de execução são divulgados no Diário Oficial e Portal da Transparência.